Bom Princípio é o segundo em crescimento e é a quarta economia do Vale do Caí

Data de Publicação: 2 de agosto de 2022

Com o crescimento de 8% no ICMS de 2022 em relação ao provisório de 2023, Bom Princípio, sobe um posto na economia regional, sendo agora, o quarto em arrecadação no vale do Caí.
Atrás de Montenegro, que é o município economicamente estruturado do Vale do Caí, a arrecadação em ICMS de Bom Princípio é consideravelmente próxima da de Portão, e praticamente igual a de São Sebastião do Caí. Igualmente, muito próxima de Tupandi.
Pela primeira vez em sua história o ICMS de Bom Princípio representa mais de 0,2% da economia gaúcha. Pode parecer pouco, mas é considerável se considerarmos o tamanho do município e a sua população.
Por três anos consecutivos Bom Princípio tivera o melhor crescimento dentre os municípios do vale do Caí, neste ano ficou em segundo lugar, sendo suplantado por Linha Nova, com um crescimento acima de dois dígitos. Os cálculos do ICMS de 2023 tem por base os números de arrecadação de 2021, apresentando um crescimento, em Bom Princípio, mesmo com a pandemia, de 8%. De acordo com o levantamento da secretaria da Finanças de Bom Princípio, o crescimento de índices de 2017 a 2023 chegou a 44,77%. Isso representa um avanço contínuo e elevado da economia local. Segundo informações de Jacob Adelmo Baumgratz, do setor de finanças da administração, o crescimento é embasado em uma economia diversificada, não tendo apenas um setor como impulsionador. A economia de Bom Princípio se apresenta forte nas indústrias moveleiras, de embalagens, têxteis, no comércio, na agricultura e também nos serviços. Enfim, setores dos mais diferentes fazem com que Bom Princípio reforce o seu empreendedorismo.
“Percebemos que o crescimento de Bom Princípio se dá graças ao esforço de muitas pessoas. O setor privado está em franca ascensão, contando com apoio de projetos públicos. Crescemos de maneira sustentável e isso é muito bom”, destacou o secretário de Finanças João Kirch.
O prefeito Fábio Persch deixa evidente a sua satisfação afirmando que está muito feliz com o que os números apresentam. “Estou feliz com o que vimos nos números de ICMS. O mérito é da comunidade de Bom Princípio que se une e cresce de forma conjunta”, citou o prefeito.