Foi dada a largada para a Festa do Moranguinho

Data de Publicação: 17 de julho de 2022
Fotos: Ju Klering e Jornal Primeira Hora

O Lançamento Oficial da 19ª Festa Nacional do Moranguinho e a Apresentação dos Trajes das Soberanas foi em grande estilo neste domingo, dia 17. Depois de dias de tempo ruim, a chuva deu uma trégua e deixou o dia perfeito para uma prévia do que será a festa deste ano.
No amplo jardim da família de Judithi e Roque Juchem, uma bandinha típica alemã dava as boas-vindas aos visitantes com música alegre, bem ao estilo alemão. O espaço repleto de flores, arranjos e moranguinhos, acolhia as autoridades, representantes de entidades, embaixatrizes, familiares das soberanas, agricultores, influenciadores de opinião, imprensa local, regional e da Grande Porto Alegre.
A programação iniciou na lavoura de morangos da propriedade da família Juchem, onde a equipe da Emater falou aos convidados sobre a fruta-símbolo de Bom Princípio, ressaltando que o município é berço do moranguinho. “A família desta propriedade planta moranguinho há três gerações, há 40 anos”, explicaram, para surpresa de todos.
Ainda sob as estufas de morangos, a coordenação do Turismo do município falou da importância da festa para o setor, e todos seguiram novamente para o jardim, onde a banda Netriga animou o brunch.
E conforme o previsto, pouco depois do meio-dia, um carro antigo trouxe as princesas Carolina Rockenbach Schneider e Cris Helen Vogel, e a rainha Julia Nicoli Reichert para o jardim. Ao som do jingle da festa e em meio à fumaça vermelha e verde, elas surgiram logo após a entrada das graciosas moranguetes, para encantamento de todos. Com vestidos predominantemente verde para as princesas e vermelho – da cor do moranguinho – para a rainha, coube a elas a explicação de cada detalhe dos majestosos vestidos para a festa.
Teve ainda pronunciamento do presidente desta edição, Bernardo Oliveira Rodrigues, e logo após as soberanas anunciaram, juntas, mais um show nacional: a banda Roupa Nova! Falaram também o vice-prefeito, João Weschenfelder, e o prefeito do município, Fábio Persch. Bernardo e sua esposa, Liege Baumgratz, ainda ofereceram um mimo ao casal de agricultores que tão gentilmente abriu as portas da sua propriedade para realizar o evento, e a banda seguiu animando os convidados.
Chope de moranguinho, espetinhos de moranguinho, morango com chantilly, cuca de morango, musse de morango, tulipas de morango, e bolinhos e docinhos à base da fruta mais querida de Bom Princípio deram uma pequena mostra do que vem por aí, nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 19, 20, 23, 24 e 25 de setembro.
De tarde teve ainda desfile das soberanas e moranguetes pelas ruas do Centro e fotos no Mirante, onde as pessoas puderam posar com as soberanas.
E o dia terminou com gostinho de “quero mais”. Vem, setembro!!!