Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria Diário Oficial Portal Transparência
menu
×
Notícias

O que você precisa saber sobre hepatite


Data de Publicação: 6 de julho de 2022
Crédito: Claudia comunicAtiva



Julho é o mês da campanha de conscientização e prevenção das hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. O Julho Amarelo tem esta cor porque o amarelo está ligado a um dos sintomas característicos da doença, que é a pele e os olhos amarelados.

 

As hepatites virais são causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E, sendo mais comuns as do tipo A, B e C. Todas elas são doenças silenciosas e podem ser graves.

 

O diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, e é possível fazer o teste nos postos de saúde do município. O exame para detectar se é portador de hepatite é feito mediante agendamento, mas é preciso ter um encaminhamento do médico.

 

O que é hepatite

É uma inflamação do fígado que pode ser decorrente da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas.

 

Sintomas

Os principais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

Tratamento

O SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuito para todos os tipos de hepatites virais.

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo