Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria Diário Oficial Portal Transparência
menu
×
Notícias

PICS foram apresentadas em Congresso do Cosems


Data de Publicação: 1 de julho de 2022
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva



Faz apenas três meses que as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) foram implementadas em Bom Princípio. Apesar do pouco tempo, a novidade já serviu de modelo no Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems), realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Gramado. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social foi convidada pelo Cosems para apresentar o projeto das PICS em uma das salas de palestras do evento.

 

Representando o município, a médica Liany Romero Navarro e Paula Maria Fracasso, especialista em Acupuntura e Auriculoterapia, participaram intensamente das atividades nos dois dias. No primeiro, elas fizeram atendimentos a participantes do congresso para mostrar, na prática, como funcionam os tratamentos complementares aplicados em Bom Princípio. No segundo dia, ambas apresentaram o projeto para o público, que era formado principalmente por gestores e profissionais da Saúde vindos de todas as regiões do Estado.

 

A médica Liany falou da ventosaterapia, meditação, auriculoterapia, fitoterapia, naturopatia e até sobre aplicações de ozônio, práticas que ela vem aplicando nos pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Básica. Muito empolgada com as PICS, ela apresentou números, principais indicações e também resultados obtidos nestes três meses do projeto no município.

 

Paula, que fez sua apresentação na quinta-feira de tarde, falou sobre a acupuntura. Atendendo na Atenção Básica há cerca de um mês, ela focou nos benefícios e indicações da acupuntura. A especialista também apresentou depoimentos positivos de pacientes sobre os resultados até aqui, apesar do pouco tempo do andamento do projeto na Atenção Básica.

 

Além das duas palestrantes, Bom Princípio também esteve representado no congresso pelas funcionárias Rocheli Sandri e Evanir Kempa, que trabalham na parte administrativa da Secretaria de Saúde.

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo