Turismo é "case" de sucesso na Serra e modelo para a região

Data de Publicação: 23 de junho de 2022

O turismo foi pautado na noite de quinta nas dependências da Sociedade Santa Cecília sendo apresentado o trabalho realizado em Garibaldi, mais especificamente na Osteria Della Colombina.
A secretaria de Educação e Turismo se fez representada assim como o Conselho de Turismo de Bom Princípio, estando presentes também empreendedores individuais do setor. Ouvindo a fala de dona Odete Bettú, que é fundadora da Osteria (um restaurante bem simples no porão de uma casa), estiveram também representantes de São Vendelino, dentre eles a prefeita Marlí Weissheimer.
A organização do evento ficou por conta da Sicredi Serrana de Bom Princípio e São Vendelino sendo enfocado o empreendedorismo e o cooperativismo também no turismo, mostrando o envolvimento da agência com a comunidade.
De acordo com Odete, nos tempos de hoje, com apoio de entidades e a abertura da mente das pessoas, a mulher passou a ter maior confiabilidade em seus empreendimentos. Lembra ela que, como viúva (ainda jovem) e mãe de quatro filhas, teve dificuldade nos primeiros anos da Osteria, todavia mostrando capacidade, comprometimento e não tendo preguiça (palavra que várias vezes mencionou), superou qualquer desconfiança.
“Não importa se o que oferecemos é simples, se o fizemos com alma, tudo se justifica. Aqueles que nos visitam merecem isso de nós. Fazer turismo é prazeroso”, citou ela.
De acordo com Tânia Baumgratz, que está à frente do turismo de Bom Princípio, a oportunidade que a Cooperativa Sicredi deu à comunidade foi riquíssima, pois a história de Dona Odete mostra que é possível fazer turismo com identidade local.
“Sorvemos da cultura da simplicidade de dona Odete. Cabe a nós, juntos, nos colocar no mapa... Seremos corredor de passagem se não tivermos alma”, destaca Alex Steffen, presidente do Conselho de Turismo de Bom Princípio.
O projeto turístico de Bom Princípio passa a ganhar forma, depois de esforço de muitas pessoas, fazendo com que a Capital Estadual do Moranguinho seja atrativo no eixo Capital/Serra.