Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria Diário Oficial Portal Transparência
menu
×
Notícias

PICS promovem saúde e bem-estar integral


Data de Publicação: 20 de junho de 2022
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva



Desde abril, a Atenção Básica de Bom Princípio conta com várias novas possibilidades de tratamentos complementares para sua saúde. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS já estão sendo realizadas nos pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Básica do município. Acupuntura, auriculoterapia, terapia de florais, fitoterapia, ventosaterapia, meditação, yoga e reflexoterapia são exemplos de terapias que já estão acontecendo desde então.

Conforme a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, aos poucos outras práticas devem ser incluídas na Atenção Básica. “Primeiramente estamos tratando de efetivar todas as terapias propostas inicialmente, porque tudo que é novidade gera uma certa expectativa, requer uma nova abordagem e até a aceitação do paciente, que nem sempre ‘acredita’ na terapia proposta para complementar o tratamento. Mas estamos indo bem”, acredita a secretária, otimista com o avanço do programa.

 

Como funciona a acupuntura

Uma das práticas implementadas mais recentemente, a acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que atua equilibrando o organismo do paciente de maneira energética, atrás dos canais de energia chamados de meridianos. “Nosso corpo é cheio de canais de energia e nestes canais existem diversos pontos, que ao serem estimulados pela agulha geram respostas no organismo”, explica Paula Maria Fracasso, especialista em Acupuntura e Auriculoterapia Neurofisiológica. Ela atende em consultório particular e também os pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Básica, na antiga academia, junto à Secretaria de Saúde.

Conforme explica, as indicações são as mais variadas: para combater dores em geral, dores nas costas, sinusites, enxaquecas, dores nos joelhos, fibromialgia, doenças de pele como a psoríase, dermatites, e problemas respiratórios, como a bronquite e a asma. Também para regular o ciclo menstrual, aliviar as cólicas e a TPM, auxiliar no processo de equilíbrio para o caso de infertilidade, aliviar ou diminuir os sintomas da menopausa. “As causas emocionais como ansiedade, depressão, medos e insônia também têm uma ótima resposta com o tratamento da acupuntura”, destaca, acrescentando que também as crianças podem ser tratadas pela acupuntura, mas sem o uso de agulhas. “Usamos um aparelho que provoca uma estimulação elétrica indolor nos pontos de acupuntura para realizar os tratamentos desejados”, diz.

Paula ressalta que a aplicação das agulhas não gera dor. “Não é como uma injeção ou como uma coleta de sangue, pois nada será injetado ou retirado do organismo”, diz, revelando que as agulhas são colocadas de forma rápida e que não tem contraindicações.

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo