Bom Princípio zera fila de espera nas EMEI’s

Data de Publicação: 25 de maio de 2022
Crédito: Alex Steffen

Uma notícia e tanto foi dada pela Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, na manhã desta quarta-feira: Bom Princípio conseguiu zerar a fila de espera nas Escolas Municipais de Ensino Infantil.

“Todos os alunos inscritos já foram chamados e informados que receberam a vaga, iniciando em breve o período de adaptação das crianças. Hoje, 25 de maio de 2022, não temos nenhuma criança aguardando por vaga nas nossas EMEI’s, todos estão com suas vagas asseguradas”, destacou a secretária Vanessa Steffen transbordando alegria.

Segundo ela, quando assumiu a pasta em 2017, 661 crianças eram atendidas nas EMEI’s, estando outras 130 na fila de espera por vagas. “Era necessário tomar providências, estruturando novos espaços para buscar por uma solução. Gradualmente fomos aumentando o número de vagas, sendo feita a nova EMEI Branca de Neve, em um prédio bem maior e moderno (na sede), a EMEI Pingo de Gente (Bom Fim Alto) e Algodão Doce (no Morro Tico-Tico). Vale ressaltar ainda que vários espaços nas EMEI’s foram reorganizados mesmo antes de abrirem as novas escolas. Assim, mesmo com o aumento do número de crianças a serem atendidas foi possível zerar a fila de espera”, contou orgulhosa Vanessa.

A secretaria dá os méritos do trabalho à toda a equipe da Secretaria da Educação e também ao executivo municipal que não mediu esforços para implantar novas EMEI’s. Lembra ela, ainda, que houve o envolvimento da comunidade para que o prédio da nova Branca de Neve, efetivamente, se tornasse uma EMEI.

Agora, em 2022 são atendidas 845 nas EMEI’s não tendo uma só criança aguardando por vaga no dia 25 de maio. Cabe lembrar ainda que anualmente diversas crianças deixam a educação infantil e são absorvidas pelo ensino fundamental. Ampliando também a quantidade de alunos atendidos na rede municipal.

Além de suprir a demanda, eliminando a fila de espera, a secretaria de educação confirma que ainda há vagas em aberto para alunos acima de 2 anos em diversas escolas do município, além da possibilidade de mais vagas na EMEI Branca de Neve, na EMEI Moranguinho, na EMEI Algodão Doce.

Em caso de novas inscrições, o que vai ocorrer, poderá haver alguma fila de espera, mas a expectativa é que sejam pequenas e rapidamente absorvidas pelo sistema de educação que está em constante evolução.

“Em primeiro lugar devemos enaltecer e agradecer pelo esforço feito por toda a equipe da educação juntamente com as pessoas que se envolveram para que as novas EMEI’s fossem uma realidade. Se foi possível suprir as necessidades existentes, agora, o nosso trabalho é seguir avançando, mantendo o nosso compromisso de cuidar das pessoas”, citou o prefeito Fábio Persch, feliz com a notícia de que as filas de espera foram zeradas.

Cabe ressaltar ainda que não se trata apenas de um espaço físico para as crianças, mas também a contratação de pessoas qualificadas para atuar com elas. “Acima de tudo educação é compromisso com o ser humano. É o primeiro passo para formar o cidadão de amanhã, selamos esse compromisso com o futuro de Bom Princípio!”, exalta Vanessa Fribel de Quadros Steffen.