Sucesso da Escolinha Bom Princípio tem mérito dos professores

Data de Publicação: 27 de abril de 2022

A Escolinha de Futebol Bom Princípio está participando, atualmente, de dois campeonatos (LIFESA E SULICAMPE), tendo obtido bons resultados nos últimos anos, e, o melhor de tudo, em uma evolução constante. E grande parte do mérito desta evolução se dá pelo trabalho dos professores e da equipe de base do projeto.
Na Sulicampe estão em campo as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Na Lifesa jogam atletas da Sub-12, Sub-14 e Sub-17.
Acima de tudo o projeto é de cunho social, envolvendo quase 150 atletas. Dentro de campo foram grandes jogos contra equipes expoentes nacionais como o Juventude, Novo Hamburgo, São José, Caxias e até o Grêmio.
Ao ouvir o relato de ex-atletas profissionais e também dirigentes fica evidente que projetos como da Escolinha de Futebol Bom Princípio são uma possibilidade concreta para a formação de cidadãos e atletas, pois, no interior, ainda há apego pelo mundo da bola, enquanto nas cidades há muito mais oportunidades para os jovens.
O projeto conta com aporte do poder público municipal e também de familiares, sendo que os pais pagam uma pequena mensalidade para que os filhos participem dos treinos. O município já entrou com uniformes e equipamentos diversos neste trabalho, assim como auxilia custas existentes, todavia, sempre há despesas extras que acabam sendo pagas pelos pais ou colaboradores.
O êxito do projeto tem relação direta com o comprometimento de voluntários e também dos professores, alguns dos quais estão há bastante tempo em Bom Princípio, recebendo valores através das mensalidades dos alunos. O primeiro professor neste trabalho foi Rafael Kaspary, formado em educação física, e que começou a sua participação no projeto em fevereiro de 2019. No mesmo ano, em junho, foi a vez de Fábio Pellenz, ingressar no trabalho, sendo ele estudante de educação física e vasto conhecedor das estratégias do mundo da bola. Em janeiro de 2020 Doglas Poersch, que é professor de educação física com formação superior, entrou para o quadro dos professores e, em 2021, mais precisamente em agosto, o elenco dos professores foi completado por João Sartori.
“Sabemos que muitas pessoas se dedicam a esse trabalho e nós gostaríamos de parabenizar a todos, pois estamos falando do futuro de crianças e jovens, dentro e fora dos campos”, cita o prefeito Fábio Persch, enaltecendo o envolvimento de pessoas como Daniel Klering, que toma frente do projeto respirando a paixão pelo futebol junto à escolinha.