Oficina apresenta professores à arte de Alcy Cheuiche

Data de Publicação: 12 de abril de 2022
Crédito: Alex Steffen

Com o objetivo principal de capacitar um grupo de professores e estudantes de escolas municipais e estaduais de Bom Princípio nas técnicas essenciais da arte de escrever contos, formando multiplicadores, iniciou na noite de ontem, segunda, dia 11 de abril, a Oficina Literária com o escritor Alcy Cheuiche.
O mestre das letras e gênio da história gaúcha veio à terra do Moranguinho ministrando a primeira aula da oficina literária. Cheuiche, que tem livros publicados em diferentes idiomas e países, esteve acompanhado do escriba, local, José Felipe Ledur, trazendo aos professores que participaram da formação conhecimentos amplos sobre a arte das letras.
O primeiro módulo desta oficina é realizada em doze aulas de duas horas. Neste módulo são estudadas as técnicas essenciais na arte de escrever contos. As técnicas literárias administradas pelo professor obedecem ao caráter coletivo da oficina de criação literária. Em realidade, os alunos aprendem muito uns com os outros, com os textos que escrevem e virão a socializar com os demais.
De acordo com a coordenadora pedagógica Jéssica Juchem, que participou da atividade de ontem, as informações trazidas pelos escritores (Cheuiche e Ledur) são tão ricas que merecem ser “degustadas” lentamente. Massageado o saber de cada educador e fomentando suas capacidades de escrever, é certo que novos escritores serão revelados, levando à sala de aula o conhecimento adquirido, formando assim uma corrente continuada de saber histórico e cultural.