Bom Princípio entra para o Mapa Gaúcho do Turismo

Data de Publicação: 29 de março de 2022

Depois da elaboração de um plano detalhado de turismo e do esforço de um grupo de pessoas ligadas ao Conselho Municipal de Turismo, Bom Princípio, foi homologado como integrante do Mapa Gaúcho do Turismo.
A confirmação se deu na noite de ontem, dia 28, em Porto Alegre, quando da oficialização do novo Mapa Turístico do Rio Grande do Sul (foto das pessoas reunidas).
A região do Vale do Caí, o Vale da Felicidade, teve 12 municípios aptos, estando entre eles a Terra do Moranguinho. Foram homologados: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, São José do Sul e São Sebastião do Caí. Dois municípios migraram para outras regiões: São José do Hortêncio, que passa a integrar o Vale Germânico e São Vendelino, Uva e Vinho.
Seis municípios não enviaram documentação suficiente para regionalização, mas ainda poderão regularizar a situação. Estar no Mapa é prioridade na busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
O turismo, em Bom Princípio, está relacionado à secretaria de Educação. Agora que integrando o Mapa Gaúcho do Turismo, a Capital Estadual do Moranguinho, poderá ampliar a sua gama econômica com base no setor turístico, oportunizando aos visitantes e moradores uma nova concepção de gestão no setor.
O trabalho realizado na secretaria, tendo à frente Tânia München Baumgratz, que cuida das questões ligadas ao Turismo, conta com o apoio de entidades e pessoas da comunidade que, assim, se envolvem em um projeto que pode trazer oportunidades para Bom Princípio, afinal, o turismo é muito mais do que visitar e conhecer lugares, é, também, um setor de reforça a vocação cultural, histórica, religiosa e econômica de uma comunidade.
“Sei o quão árduo e intenso foi o trabalho feito para conseguir alcançar todas as obrigações legais para que pudéssemos estar no Mapa Estadual do Turismo e parabenizo a todos pelo esforço. Espero que todos os municípios da região consigam se enquadrar, pois, o turismo é um projeto amplo e regional, não podendo ser pensado de modo isolado”, destaca Alex Steffen, presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Para Tânia München Baumgratz, o projeto turístico envolve muitas forças, em especial da comunidade. “Estou muito feliz pois, sempre digo, aos poucos vamos avançando e juntos podemos mais”, frisou a servidora pública que toma frente no trabalho do turismo local.
De acordo com o prefeito Fábio Persch, o turismo em Bom Princípio não se resume apenas à Festa do Moranguinho, e assim, aos poucos, o projeto de estruturação vai crescendo, com a valorização da história local, como na Rua Irmão Weibert, e com a revitalização da Avenida Emancipação, que dá à cidade novos ares. “Parabenizo a todos que se envolveram no projeto e peço que mais e mais pessoas trabalhem juntas, pois o turismo é feito por muitas mãos, em uma grande união de esforços”, destacou o prefeito parabenizando aos que participam do projeto do turismo em Bom Princípio.