Projeto vai ensinar teatro para a terceira idade

Data de Publicação: 10 de março de 2022
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

A partir de 17 de março, os idosos do município passam a ter a oportunidade de aprender teatro. Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, o projeto Arte e Movimento pretende movimentar a terceira idade com muita ação, cultura e diversão, trabalhando a memorização, a desenvoltura, o equilíbrio e interação.

As aulas serão ministradas pelo professor de teatro André Assmann, que venceu a licitação para coordenar o projeto. Conforme explica André, os benefícios do teatro desde a mais tenra idade extrapolam a mera apresentação sobre um palco. “No caso da terceira idade, a experiência de vida dos participantes pode favorecer - e muito! - a solidez de um grupo e as temáticas a serem abordadas nas apresentações. Além disso, mantém a mente ativa ao desenvolver criatividade, imaginação, autoestima e combater a ansiedade, bem como mantém o corpo ativo através dos exercícios e jogos cênicos, postura e expressão corporal e vocal, por exemplo”, diz André, que tem uma vasta experiência em teatro como ator, professor e diretor.

Para Lilian Juchem, idealizadora do projeto e secretária da pasta, esta é a concretização de uma ideia há muito sonhada, e que só não foi realizada antes devido à pandemia. “Ao mesmo tempo em que estarão desenvolvendo uma arte, os idosos também estarão ocupando seu tempo com uma atividade saudável e cultural, criando e reforçando laços de amizade e ativando a memória”, acredita.

“Agora podemos literalmente colocar esta ideia em ação, e esperamos que as pessoas participem e se divirtam com esta oportunidade. Vai ser lindo ver nossos idosos atuando e poder levar nosso teatro da terceira idade para apresentações em eventos de outros municípios”, entusiasma-se a gestora.

Como vai funcionar

- Os idosos interessados devem se inscrever no CRAS pessoalmente ou pelo fone 3634-8100 Ramal 3 ou 99933-6472.

- Serão abertas duas turmas de teatro: uma terá aulas das 14h30 às 16h30 e outra, das 17h30 às 19h30, sempre nas quintas-feiras, no Centro de Eventos.

- As aulas são gratuitas e cada grupo é limitado a 20 participantes.

- Conforme o número de interessados, a Prefeitura irá disponibilizar transporte.

- Para participar, é preciso estar com a vacinação contra a Covid em dia.