Flores podem ser opção de renda

Fonte: Emater
Data de Publicação: 10 de março de 2022

Além de cores, formas e perfumes, flores podem atrair também por se tornarem fontes de renda.

Em uma parceria entre Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e EMATER, Bom Princípio recebeu uma das unidades de experimentação para testar a vernalização da flor Statice.

A Statice é uma flor muito utilizada para decoração de ambientes internos por ter flores muito coloridas como o Rosa, o Azul, o Amarelo e o Branco.

De acordo com informações da Emater o experimento expôs as mudas a um processo de vernalização, que é a exposição a temperaturas muito baixas, para induzir sua floração nessa época que seria de entressafra, e as mesmas estarem aptas a colheita no Dia das Mães.

A Unidade Experimental é no Sítio Novo Horizonte, propriedade de Adriana e André Steffen, podendo ser uma oportunidade de expansão de mercado, não só para essa família como para outras se o processo experimental se mostrar viável e vantajoso.

Além do acompanhamento da Equipe Municipal e regional da Emater, há assistência direta dos professores e pesquisadores da UFSM. Na mesma propriedade será instalada nas próximas semanas um experimento de Girassol de Corte, que junto com outras 17 unidades experimentais em cinco estados, além do Rio Grande do Sul participam do projeto unidades nos estados do Paraná, Maranhão, Piauí e Pernambuco. Isso tudo faz parte do projeto de extensão Flores para Todos, que visa divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares.