Município adquire área para moderna EMEI em Santa Teresinha

Data de Publicação: 10 de março de 2022

Com o aval dos vereadores que aprovaram a aquisição de uma área central em Santa Teresinha, será possível, agora, avançar no cadastramento do município de Bom Princípio para receber recursos do Governo Federal para a construção de uma EMEI tipo 1, em Santa Teresinha.
O prefeito sancionou nesta quarta, 9 de março, a lei 2.925/2022, aprovada pelo legislativo, da desapropriação de uma área de terras de 3.876,83m², maior do que o mínimo exigido (2400 m², 60x40 metros) para se inscrever o projeto em Brasília. A área, que fica junto à Avenida Tenente Coronel Jacob Selbach Junior, em frente à atual EMEI de Santa Teresinha, nas proximidades da Escola Estadual, tendo acesso fácil, com aclividade ideal para o projeto, e localização privilegiada. “Por ser uma área ampla será possível, além da EMEI, deixar vaga de estacionamento no local, de modo que haja uma estrutura melhor para atender à toda comunidade escolar”, frisou o prefeito Fábio Persch. A aquisição se dará na forma do Decreto-Lei nº 3364/41 e o valor da aquisição será de R$ 1.300.000,00 conforme avaliação efetuada pela Comissão de Vistoria e Avaliação do Município, sendo paga em duas parcelas de R$ 650 mil, uma em abril de 2022 e outra em 2023.
A possibilidade de uma EMEI para Santa Teresinha foi trazida em reunião no Gabinete do Deputado Dirceu Franciscon, em Porto Alegre, há algumas semanas. Assim, a assessoria do deputado participou de reunião como os vereadores e está auxiliando na inscrição do projeto que tinha uma área de terras de grande porte, como exigência, para receber o prédio da educação infantil.
Esse tipo de EMEI é o que busca a administração junto ao Governo, com apoio de parlamentares, antevendo o crescimento da comunidade e a necessidade mais vagas em creche dentro de poucos anos. O Projeto Proinfância Tipo 1 tem capacidade de atendimento de mais de 300 crianças divididas em dois turnos.
Foi realizada reunião com os vereadores dias antes da sessão, sendo apresentado o projeto, e a necessidade de compra de um terreno amplo para, assim, avançar com a qualificação do município para tal investimento em educação.
“Apresentamos aos vereadores e agora à comunidade o nosso desejo de fazer um grande investimento na educação infantil em Santa Teresinha. Agora estamos aptos a receber os recursos federais, e lutaremos por eles, pois uma EMEI deste porte é fundamental, dando continuidade ao trabalho da educação, com mais e melhores escolas nas diferentes comunidades”, citou o prefeito afirmando que há novas EMEIs na sede e também no Bom Fim Alto, inovações no Morro Tico-Tico, estando uma nova creche em Santa Teresinha citada no PPA do município.
“A nova instalação para a EMEI da anjo da guarda vem ao encontro a necessidade de atender as crianças com mais qualidade e espaços mais organizados. Assim também ampliar o número de vagas disponíveis para a comunidade de Santa Teresinha”, frisa a secretária de Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
A inscrição do projeto em Brasília tem prazo para ser realizado e assim todos os processos estão tramitando para tal, na esperança de ver Bom Princípio contemplado. “Estamos pensando no futuro e empenhando todos nos esforços e da nossa equipe para captar os recursos para a construção da EMEI, junto Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), afinal, o nosso maior compromisso é com as pessoas, e uma nova creche para Santa Teresinha é a maneira de cuidar da melhor maneira das crianças e das famílias desta comunidade”, finalizam o prefeito Fábio Persch e o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, mostrando que a preocupação de atender as demandas futuras inicia hoje.