Prefeitura e Emater vistoriam áreas que devem receber açudes

Data de Publicação: 3 de março de 2022
Crédito: Alex Steffen

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, juntamente com a EMATER, realizou a visitação às áreas inscritas para receber benefícios de implantação de micro açudes através do programa estadual Avançar na Agricultura.
Nas visitas são observadas as questões ambientais e a viabilidade técnica, sendo coletadas também as coordenadas geográficas e feitas as fotos do local antes que escavação dos açudes. Essa é a primeira fase do programa, as inscrições com os dados iniciais serão enviados ao governo nesta sexta-feira, 4 de março.
O programa Avançar na Agricultura é custeado pelo Estado, em parceria com as prefeituras e a Emater, de modo que seja possível a abertura de açudes em diferentes propriedades rurais, amenizando-se as questões de estiagem tão recorrentes no cotidiano gaúcho. Com os micro açudes haverá alguns novos reservatórios de água no município facilitando o abastecimento e as reservas hídricas existentes nas comunidades de interior.