Iniciado o ano letivo de 2022 com orientações e emoção

Data de Publicação: 11 de fevereiro de 2022
Fotos: Prof. Ironei
Crédito: Alex Steffen

Aconteceu ontem, 10 de fevereiro, o evento de abertura do ano letivo de 2022, contando com a presença do prefeito municipal Fábio Persch, da secretária de Educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen, dos educadores da rede municipal e dos profissionais que atuam nas escolas e na secretaria municipal. A magia iniciou ainda nos pronunciamentos motivacionais do prefeito Fábio Persch e da secretária Vanessa.

Citando o pensador Leandro Karnal, o prefeito enalteceu a importância da educação, evidenciando o eterno aprender, onde cada professor é também aluno. Em sua fala o prefeito destacou a importância de realizações em todas as áreas da administração e lembrou que o investimento na educação terá retorno por décadas, afinal, “o que um professor ensina fica guardado na mente por toda a vida de um aluno”, frisou o prefeito.

Suelen Nobre, professora e doutora que atua na Feevale, trouxe uma abordagem voltada à educação ambiental na escola, revelando uma ótica de interação entre o ambiente, os professores e os estudantes.

À noite foi a vez de ouvir o palestrante Jorge Trevisol. De vasta bagagem cultural e grande serenidade ao explicar “as trilhas para um novo tempo”, Trevisol conduziu sua palestra com maestria, trazendo mensagem cantadas e faladas, mostrando que é preciso estar sempre aberto para novos conhecimentos. “Quais são os aspectos que de mim apareceram que eu não conhecia e que me tornaram mais forte? O que sobrou de mim após essa tempestade?”, questionou o professor iniciando a condução dos trabalhos. A humanização da educação foi uma das muitas abordagens do palestrante que trouxe à tona, também, reflexões sobre a vida em tempos de pandemia. Assim como passou ensinamentos, Jorge Trevisol também conversou com os professores, buscando a troca de informações, deixando evidente a evolução das pessoas através de um trabalho conjunto.

O Centro de Eventos foi palco de muita emoção, afinal, aos professores foi oportunizado o momento de serem alunos, aprendendo mais sobre relações humanas, que são fundamentais no convívio com a comunidade escolar.

“Foi possível presenciar o compromisso que os educadores estão firmando com o retorno do ano letivo para fazer acontecer em 2022. Estamos construindo novos caminhos para esse ano trazendo a educação ambiental para a sala de aula. Reflexão importantes foram feitas acerca do papel de cada um dentro da escola”, finaliza a secretária Vanessa Fribel de Quadros Steffen, elogiando as relações humanas estabelecidas.