Bom Princípio é o terceiro município que gerou mais empregos no vale do Caí em 2021

Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2022
Crédito: Alex Steffen

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do ano de 2021 foram divulgados nesta semana e, Bom Princípio, que é o município de maior desenvolvimento econômico regional há um triênio, voltou a se destacar também no quesito geração de empregos.

Na relação do CAGED do vale do Caí, Bom Princípio gerou menos empregos do que Montenegro e Portão, mas em números relativos, considerando o tamanho dos municípios e os seus habitantes, teria sido a Terra do Moranguinho a mais destacada, afinal, tem menos da metade da população do que a cidade que faz divisa com o vale do Sinos e um quarto dos habitantes de Montenegro

Montenegro teve um aumento de vagas de trabalho de 1048 enquanto de 597 empregos formais a mais em 2021 se comparado ao ano de 2020. Bom Princípio, por sua vez, teve um plus de 342 vagas de trabalho, seguindo a tendência de crescimento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Daniel Lermen, grande parte do crescimento de Bom Princípio neste relatório do CAGED tem relação com a visão empreendedora da iniciativa privada e, também, com o apoio dado pelo poder público através de projetos como o Avante Bom Princípio, onde a prefeitura local subsidia juros de financiamentos feitos pelas empresas.

O responsável pela secretaria de Finanças, João Kirch, lembra que foram realizados 72 financiamentos de empresas através do Avante Bom Princípio, suplantando R$ 1 milhão, o que ajudou a movimentar o mercado de trabalho, inclusive, gerando empregos.

Segundo levantamento feito junto às secretarias, os setores moveleiro, de alimentação e as indústrias de transformação foram às que tiveram maior desenvolvimento, gerando, consequentemente, maior número de empregos diretos.

“Sabemos que a pandemia afetou a todos os municípios, mas em tempos de crise é preciso criatividade. Nós como município buscamos ajudar aos empresários e eles, que têm visão de futuro, investiram e conseguiram crescer. Acreditamos no trabalho conjunto para que todos possam crescer”, citou o prefeito Fábio Persch.

Cabe lembrar que Bom Princípio é o quinto de maior crescimento do ICMS do Estado conforme a última apuração feita e, regionalmente, é o de melhor índice de desenvolvimento no último triênio. No que tange ao CAGED os números também são favoráveis há alguns anos.