Bom Princípio é o quarto município da região em PIB

Fonte: DEE/RS
Data de Publicação: 6 de janeiro de 2022
Crédito: Alex Steffen/ASCOM

O crescimento da economia de Bom Princípio só vem se ratificando nos últimos anos, seguindo a tendência do que indica a arrecadação do ICMS. Se no ICMS Bom Princípio é o que mais cresce no último triênio no vale do Caí, sendo o 5º do Estado, o Produto Interno Bruto, isso é, tudo o que é produzido dentro de um município em um ano, também vem em uma crescente.

Os números divulgados na quarta-feira, dia 6 de janeiro, pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, mais especificamente pelo Departamento de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, apresentam o crescimento da economia e do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios. No Vale do Caí, os três municípios de maior população são aqueles que tem também a maior produção interna. Isso é, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí. Bom Princípio vem logo depois, sendo o quarto em PIB.

O que chama atenção nos números com base no ano de 2019, é a proximidade do PIB de São Sebastião do Caí e de Bom Princípio. Se for mantido o crescimento de ambos, no mesmo patamar do ano de 2019, o PIB da Terra do Moranguinho irá superar o município mãe (Caí).

Segundo João Kirch, que está respondendo pela secretaria de Finanças de Bom Princípio, o crescimento das empresas locais e também da produção rural faz com que o município esteja neste fortalecimento virtuoso da economia. “Olhando para os números que já temos sobre o ano de 2020, o crescimento será muito bom, havendo empresas que mais do que duplicaram a sua produção. Há também novos empreendimentos rurais que começam a gerar renda agora. Os próximos anos serão promissores em Bom Princípio”, citou Kirch.

Para que se tenha um parâmetro mais realista traçamos também o cálculo relacionado à população estimada pelo IBGE, desta maneira tem-se o PIB Per Capita. Neste índice Bom Princípio surge em terceiro lugar, sendo o topo da lista de Tupandi, que tem elevada produção de recursos financeiros e pequena população. O PIB per capita significa o que é gerado de produto interno por cada habitante. Uns mais, outros menos, mas esta é a média exata.

“Acredito que o desenvolvimento seja ainda maior nos próximos anos. Implantamos em nosso município o Avante Bom Princípio, dando aporte às empresas que buscavam e necessitavam de financiamento para os seus empreendimentos. E assim, com o crescimento das empresas, para os próximos anos o nosso PIB será ainda maior”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Lermen.

O prefeito Fábio Persch também destaca o crescimento e acredita que o mesmo será potencializado, tanto por iniciativas públicas quanto pelo empreendedorismo dos moradores de Bom Princípio que, segundo ele, são os principais responsáveis por alavancar Bom Princípio nas últimas décadas.