Peça teatral trouxe emoção e reflexão ao palco do Centro de Eventos

Data de Publicação: 5 de dezembro de 2021
Crédito: Claudia ComunicAtiva

A volta de espetáculos no palco do Centro de Eventos de Bom Princípio - suspensos desde o início da pandemia - foi em grande estilo. O município foi contemplado com duas sessões da peça teatral Em Busca de Sentido, do projeto Carrossel Cultural, realizados na tarde e noite de quinta-feira passada.
As apresentações teatrais tiveram entrada franca e um público atento e receptivo, formado especialmente por estudantes do município e também de São Vendelino. Além da narrativa envolvente e emocionante, depois da apresentação integrantes da ONG Baleia do Bem ainda conversaram por quase uma hora com a plateia, que também pôde fazer perguntas e interagir com os atores, tudo interpretado em Libras.
Um grupo de meninas das turmas 101 e 102 da Escola Monsenhor José Becker comentava, na saída do Centro de Eventos, que o que mais gostou do espetáculo foi a emoção que os atores passaram ao público. Outro grupo de alunos – este da Emef São José - conversava sobre a importância do teatro e do quanto apreciaram poder assistir à peça em seu município.
Para a enfermeira Rosane Hallal, que trabalha na UBS Sede, a peça tocou muito por vários motivos. “Em alguns momentos até me emocionei com as falas, pois me coloquei várias vezes no lugar das pessoas às quais os personagens representavam. Trazendo para a minha vida, refleti muito sobre o sentido da vida, de estarmos aqui, qual nosso papel enquanto indivíduos e coletividade. Como vivemos nossos dias? Damos significado ao que fazemos? Tudo isso me chamou para a realidade do cotidiano. O que realmente importa? Foi muito interessante levantar esses questionamentos. Gostei muito, deveríamos ter mais momentos desses”, acredita, agradecendo a todos que se envolveram para trazer mais cultura ao município.
“O teatro contribuiu para uma reflexão profunda dos alunos e, claro, de todos que assistiram. Reforçou a importância de refletirmos sobre o verdadeiro sentido da vida. Mostrou o quanto precisamos aceitar e lidar com nossas emoções, mesmo elas não sendo boas ou nada propícias, como medo, tristeza e outros sentimentos”, avalia Jéssica Juchem, coordenadora do Ensino Fundamental do município, que se emocionou com a peça. Ela acrescenta que se essas emoções persistirem e atrapalharem a vida cotidiana, é preciso pedir ajuda, sem ter vergonha ou se sentir culpado. “O teatro e a reflexão/conversa pós-espetáculo trouxeram uma riquíssima interação entre o público, Ong Baleia do Bem e atores do teatro”, observa, feliz com o alcance e profundidade da obra representada.
O espetáculo foi viabilizado pela parceria da Lei de Incentivo à Cultura e o financiamento das empresas Fibraform, Basso Pancotte e Intersul. Tem o apoio da ONG Baleia do Bem e é uma realização da Steffen Projetos e Eventos, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.