Prescrição de chás surpreende pacientes

Data de Publicação: 16 de novembro de 2021

O morador do Morro Tico-Tico Luis Wilmsen ficou surpreso ao receber a indicação de medicamentos das mãos do médico Rogério Cardozo, na UBS do Morro Tico-Tico, na segunda-feira. Além de retirar comprimidos convencionais no posto de saúde, ele também foi levado à prateleira de chás, onde recebeu um pacotinho de chá de malva. “Eu tomo chás em casa, mas nunca recebi um no posto de saúde”, disse, achando esta uma boa ideia.
Assim como Luis, dezenas de outros moradores do Morro Tico-Tico já tiveram a prescrição médica de chás no último mês. Isso é resultado do projeto piloto Plantas que Curam, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde e assistência Social e iniciado na UBS do Tico-Tico. Se os resultados forem positivos, o projeto de fitoterapia deverá ser estendido aos demais postos de saúde.
“Não é uma questão de substituir medicamentos convencionais, mas de complementar o tratamento com chás”, reitera o médico Rogério, que é coordenador da Atenção Básica no município. Ele lembra, no entanto, que é necessário fazer uso correto das plantas medicinais e que o chá só pode ser prescrito por médico nos postos de saúde.
Claudia ComunicAtiva