Município busca liberação para fazer acesso ao Morro Tico-Tico

Data de Publicação: 30 de agosto de 2021
Fotos: César Führ
Crédito: Alex Steffen

Uma reivindicação bastante antiga da comunidade voltou à pauta na manhã desta segunda na EGR: o acesso ao Morro Tico-Tico.

O prefeito Fábio Persch, acompanhado do advogado César Baumgratz e do responsável pelo setor de Engenharia, Raul Welter, foi à Empresa Gaúcha de Rodovias para uma reunião o presidente da mesma, Marcelo Gazen. Levando consigo o projeto detalhado sobre o acesso à localidade nas proximidades da Cerâmica Kaspary indo o topo do Morro Tico-Tico de modo que os veículos possam acessar diretamente ao Tico-Tico sem cortar por Santa Teresinha ou pela Santa Lúcia.

De acordo com o prefeito existe uma autorização verbal da EGR para que seja realizada esta obra. “É claro, precisamos da formalização por escrito dessa possibilidade, para então realizarmos a obra em si”, destacou o prefeito. Como é de conhecimento geral, a obra é de fundamental importância para o desenvolvimento da localidade, melhorando, e muito, a logística de acesso à ela assim como a fluidez do trânsito.

“Iremos analisar com prioridade o pedido realizado pelo Prefeito, tendo em vista se tratar de importante obra de mobilidade e que dará maior segurança viária para a região”, destacou Marcelo Gazen, presidente da EGR. O assunto já havia sido tratado com presidência anterior da entidade e agora foi retomado na esperança de uma solução positiva.

Com a autorização da EGR será possível avançar com a limpeza do trecho, a elaboração de um projeto técnico mais detalhado para fazer o acesso em si.

OUTRAS PAUTAS

Dentre os outros assuntos tratados na reunião estão a liberação do DAER para o asfaltamento da rua lateral na Piedade/Floriano Peixoto (ligando a RS à comunidade) em direção à igreja da localidade. “O trecho fica junto à rodovia, assim precisamos da autorização para poder fazer a pavimentação”, destacou o prefeito.

Foi tratado também sobre a viabilidade de ser feito às margens da RS 122 (junto à Rua Irmão Weibert) um projeto de saneamento básico e paisagismo, algo que está programado para ser feito no próximo ano.

“Levamos também a solicitação da comunidade de Bela Vista e do Paraíso, para que possamos solucionar o problema de acesso à rua São Luiz, que hoje não está bem sinalizado e bastante perigoso para os que vão para o bairro”, ponderou o prefeito Fábio Persch.