Escola Albino completa 60 anos

Data de Publicação: 24 de agosto de 2021

Neste domingo será realizada uma pequena festividade comemorando os 60 anos de fundação da Escola Albino David Hartmann (carinhosamente conhecida como Escola Albino), da localidade de Arroio das Pedras.

A diretora da escola Marilene Bohn Schommer esteve na prefeitura na manhã desta terça, dia 24, acompanhada de Luís Fernando Steffen, presidente do CPM, trazendo o convite ao prefeito Fábio Persch para participar da celebração religiosa na capela da comunidade de Arroio das Pedras. A missa festiva será realizada no domingo, dia 29, a partir das 10h.

No sábado, 28, haverá o galeto beneficente em favor da escola, buscando realizar ainda mais melhorias em favor da comunidade escolar.

Em 2017 foi iniciado o processo de municipalização do educandário, até então estadual, tendo a escola se tornado municipal (de fato) em 2019, quando da inauguração. Hoje são 55 alunos de Jardim A a 5º ano do Ensino Fundamental.

Desde a municipalização foram realizadas muitas melhorias na tradicionalíssima escola. “De lá pra cá, muitas conquistas:  reforma do prédio da escola, construção de duas salas novas, com a ajuda dos vereadores, que destinaram verbas para a escola foi feita a entrada da escola, e a cobertura do corredor”, contou Marilene.

“Para nós poder manter esta escola foi uma grande alegria, afinal, ela tem muita identidade com a localidade de Arroio das Pedras. Temos o compromisso de realizar novas obras no local estando o fechamento da quadra de esportes entre as nossas prioridades”, pontuou o prefeito Fábio Persch.

As atividades da Escola Albino iniciaram em agosto de 1961 sendo professora Anna Tacilla München. Com esforço e convencimento arrebanhou alunos e passou a mudar a realidade da comunidade que deixar de ter uma escola municipal (pertencente a São Sebastião do Caí). Com apoio da comunidade e também aporte financeiro, inclusive dos familiares do comerciante Albino David Hartmann, foi possível adquirir um terreno que haveria de receber a escola depois. Feito isso as aulas deixavam de ocorrer na capela da comunidade, tendo um novo endereço. Uma escola propriamente dita. Posteriormente o educandário recebeu o nome do seu apoiador, imortalizando na Escola Albino o trabalho de união de uma comunidade.

A escola que correu risco de fechamento em diversas oportunidades nos anos 2000 resistiu, com o apoio da comunidade e dos educadores (como a então diretora Margarete Bonfanti Rodrigues – Negui) em uma luta sem fim. Após a municipalização foi possível dar novos ares ao espaço, na certeza de que a batalha fora vencida e que a Escola Albino seguirá firme e forte por bons anos.