WBK festejou 25 anos com uma live

Data de Publicação: 23 de agosto de 2021
Fotos: Aline R. Klering/WBK
Crédito: Alex Steffen/ASCOM

A Winterschneise Blaskapelle (WBK) celebrou neste domingo os seus 25 anos de criação. O evento foi transmitido em live pelo youtube sendo visualizado por cerca de 1 mil pessoas e segue disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=heVaF4EQsJo

Em 1996 iniciaram os primeiros ensaios de músicos de Bom Princípio com o intuito de formar uma banda municipal. Na gestão do então prefeito César Baumgratz e da secretária de Educação Tânia München Baumgratz, foi lançado um embrião que frutificou de tal forma que mais de 200 músicos foram formados. Segundo Davi Dessotti, regente da orquestra desde a sua formação inicial, “alguns músicos chegaram à WBK com conhecimento musical, outros tinham apenas a vontade de aprender. Assim construímos uma grande família”.

Além de Davi, a sua esposa Nina, é a única integrante da formação inicial da WBK. Muitos dos pais que integraram a orquestra agora veem seus filhos tocando na mesma trupe, mostrando que a música transcende gerações.

A WBK tem repertório muito variado e faz sucesso por onde quer que passe. No seu repertório o que há de melhor do Rock, MPB, temas musicais de filmes, música Latino-Americanas e música típica alemã. Tudo isso com o diferencial do balanço e alegria do Brasil que proporciona um espetáculo diferenciado, moderno e inovador.

De acordo com Davi Dessotti, regente da WBK, o sucesso da orquestra está muito relacionado à continuidade. “Mesmo com a alternância de administrações a WBK sempre teve apoio do poder público e só temos a agradecer aos prefeitos César, Nestor, Ilda, Vasco e Fábio, que estão sempre ao lado da cultura”, ponderou Davi, enaltecendo também o trabalho de todos os que estiveram à frente da secretaria de Educação e Cultura.

“Querida Orquestra WBK vocês são um orgulho para nossa secretaria de educação, cultura e desporto levando nossa cultura por onde passa! Que venham mais 25 anos de música e alegria!! Parabéns”, escreveu a secretária Vanessa Fribel de Quadros Steffen durante a live.

A apresentação de domingo foi realizada na Sociedade Santa Cecília, entidade que é sede de muitas atividades culturais locais, tendo sido, também, endereço de ensaio dos músicos por muitos e muitos anos. E dentro do legado de renovação, também no domingo, a WBK, promoveu a estreia de quatro músicos, dando continuidade ao projeto cultural que supera a barreira do tempo.

"Vimos tantos e bons músicos surgirem da nossa orquestra que não nos resta dúvida alguma sobre a qualidade do trabalho realizado", ponderou o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder que é um apaixonado por música e pelo trabalho da WBK.

O prefeito Fábio Persch que acompanhou a apresentação pela internet lamenta que a mesma não pudesse ter sido feita com público mas ressalta que, quando for possível, a orquestra terá vez também em um palco à sua altura. "É um grande orgulho para nós termos uma orquestra tão formidável e, mais, ver que ela promove a renovação de seu elenco dando lugar a novos talentos", pontuou o prefeito Fábio Persch.

Renomada nacional e internacionalmente, com conquistas de premiações em Minas Gerais, no Canadá e na Alemanha, a WBK é bandeira vida da cultura de Bom Princípio.