Prefeito Kirch conhece o Programa Avante Bom Princípio e projeta implantar o mesmo em Carlos Barbosa

Data de Publicação: 10 de agosto de 2021
Crédito: Alex Steffen/ASCOM Bom Princípio

Lançado no primeiro semestre de 2021, o Programa Avante Bom Princípio passa a ser parâmetro não apenas em âmbito local, como também, para outras gestões públicas. Assim, na tarde desta terça, dia 10, o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, acompanhado de secretários e assessores, assim como de representantes da Sicredi Serrana, veio a Bom Princípio ver de perto o programa que poderá ser implantado na cidade serrana.

“Tanto temos a aprender com Carlos Barbosa que até nos surpreende receber esta visita para que possamos apresentar o Avante Bom Princípio”, disse logo no começo da conversa o prefeito Fábio Persch, deixando evidente a satisfação de partilhar conhecimentos. E assim também o fez o prefeito de Carlos Barbosa, que está em seu primeiro mandato. “Os conhecimentos que se têm devem ser compartilhados, afinal, tudo o que é bom se copia e se adapta”, ponderou Kirch, admitindo humildade ao indicar que não se cria tudo do zero, mas que se evoluiu a partir do que já é conhecido e praticado em outro local.

Jovens ainda, Fábio Persch e Everson Kirch, respectivamente com 40 e 39 anos, aproveitaram para partilhar de outros projetos, abordando a área de turismo e também da produção primária. Todavia, o foco principal da reunião foi o Programa Avante Bom Princípio. Estiveram presentes à reunião o Secretário da Fazenda, Jacob Adelmo Baumgratz, e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniel Lermen, além do gerente da Sicredi Serrana, em Bom Princípio, Rangel Fassina.

Ainda que rapidamente o Avante foi apresentado aos visitantes, sendo encaminhado a eles a documentação legal para a criação do programa, assim como os formulários utilizados na internet para o cadastro das empresas interessadas em participar do programa de fomento econômico que é alicerçado pelo município juntamente com instituições financeiras.

O Avante Bom Princípio possibilita que empresas (ME, MEI, EPPs, Autônomos) possam contrair financiamento bancário de até R$ 15 mil ficando o município responsável pelo pagamento dos juros. Antes deste financiamento, é claro, há trâmites legais a serem seguidos. Em quatro anos – portanto até dezembro de 2024 – o Avante Bom Princípio poderá injetar cerca de R$ 6 milhões na economia local.

“Neste ano não será possível implantar o programa em Carlos Barbosa, mas ainda no ano que vem deveremos fazer algo semelhante ao que vimos hoje. Já deixamos isso encaminhado para 2022, com a previsão destes investimentos já mencionados no PPA”, destacou o prefeito Kirch, mencionando o Plano Plurianual que tramitou na Câmara de Vereadores de seu município.

Ainda que de realidades populacionais e econômicas muito diferentes – tendo Carlos Barbosa mais do que o dobro da população e também um orçamento duas vezes maior do que Bom Princípio – houve diálogo franco e claro entre os prefeitos, sendo possível, com as devidas adaptações de parte a parte, implantar programas semelhantes.

“Nas minhas caminhadas sempre tive olhos atentos a alguns municípios dentre os quais Carlos Barbosa que cresce de maneira ordeira e contínua. É um excelente exemplo a ser seguido, pois um município que cresce é aquele que envolve administrações focadas no desenvolvimento através de parcerias público-privadas”, pontuou o prefeito Fábio Persch, enaltecendo o crescimento econômico como um círculo virtuoso, fazendo com que, ano após ano, haja aumento de arrecadação, boa aplicação de recursos e construção de uma sociedade melhor com base na qualidade de vida.

O encontro desta terça foi o primeiro de muitos pois, conforme os dois prefeitos, as portas estão abertas para a troca de informações e programas de gestão.