Saúde teve uma manhã de reflexões, debates e de projeções até 2025

Data de Publicação: 23 de julho de 2021

A realização da Audiência Pública da Saúde na manhã desta quinta-feira, dia 22, não foi um mero cumprimento de exigências e formalidades. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Saúde no Centro de Eventos foi um momento especial e importante de debate, focado nas melhorias que se quer para a saúde no município nos próximos quatro anos.
Depois de uma acolhida carinhosa e de reflexões em forma de canções – protagonizada por um grupo de canto local – a secretária da Saúde deu as boas-vindas a todos, destacando a importância da presença dos profissionais da saúde, dos vereadores, secretários municipais, representantes de entidades, Ongs e associações, bem como de cidadãos bom-principienses.
O prefeito Fábio Persch – aniversariante do dia – em seu pronunciamento ratificou as palavras da secretária da Saúde, enaltecendo a presença de todos e conclamando para o debate em prol das melhorias na saúde do município.
Depois da roda de apresentações, das perguntas e respostas, e também do debate geral, conduzidos pelo médico Rogério Cardozo, que é coordenador da Atenção Básica do Município e também presidente do Conselho Municipal de Saúde, uma peça teatral culminou a manhã de trabalhos de forma divertida e, ao mesmo tempo, de reflexão.
Na avaliação da gestora da Saúde do município, Lilian Juchem, esta foi uma manhã realmente muito produtiva. “Fiquei muito feliz com o nível do debate e das propostas. Foi um debate muito rico e que servirá de subsídio para a construção do nosso Plano Municipal de Saúde. Quero, mais uma vez, agradecer a todos que participaram deste trabalho tão importante para o futuro da saúde do nosso município”, disse, enaltecendo especialmente o trabalho de toda a equipe da Saúde de Bom Princípio.
Muitas ideias e propostas
A manhã de debates foi centrada em quatro grandes temas, apresentados pela equipe de enfermeiras e pelo médico coordenador.
- A primeira apresentação foi da farmacêutica Ana Paula Schmitz, que falou sobre a assistência farmacêutica e a judicialização da saúde. Em sua explanação, apresentou valores, alternativas e questionou os presentes sobre como o município pode administrar melhor essas questões. Também falou da Farmácia Solidária e seus inúmeros benefícios para a população neste último ano.
- A enfermeira Laís Koller Dewes falou sobre os cadastros e indicadores, enaltecendo a importância de se manter os dados atualizados no prontuário eletrônico. Explicou sobre o funcionamento do cartão Amigos da Saúde e da necessidade de cadastrar todos os munícipes informando o CPF.
- Na sequência, a enfermeira Suellen Laís da Rosa apresentou o projeto da Hipertensão, que será retomado, efetivamente, em agosto. Falou da preparação dos agentes de saúde para efetuar novas atribuições e da necessidade de abrir as portas para eles, pois somente assim o programa pode alcançar o objetivo desejado.
- O foco principal da abordagem do médico Rogério foi o remapeamento dos territórios dos ESFs e reorganização dos agentes comunitários da saúde.
Em meio às apresentações, muitos outros assuntos e ideias surgiram também da plateia, sendo arrematado por Lilian. “Vamos retomar agora o projeto da fitoterapia e esperamos dar início a projetos como reiki, acupuntura e aulas de teatro para a terceira idade, por exemplo, ideias já encaminhadas e que tiveram que ser deixadas em segundo plano por causa da pandemia”, explicou aos presentes.
Atenção! Você ainda pode participar desta discussão, acessando o link a seguir e dando sua opinião.