Prédio é restaurado e pode receber até 300 crianças na EMEI

Data de Publicação: 23 de março de 2021
Fotos: César Führ
Crédito: Alex Steffen

Depois de dois meses de obras executadas pela empresa Morada do Sol foi entregue oficialmente na manhã desta terça, dia 23, o prédio em que irá funcionar uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) em Bom Princípio. A entrega das chaves foi realizada à secretária da Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, ao prefeito Fábio Persch e ao vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder. Estiveram acompanhando a entrega e fazendo a vistoria técnica o engenheiro Carlos Aurélio Altmann e o assessor do setor de Infraestrutura Rafael Müller München.

O prédio que antes era sede do Instituto de Materiais Cerâmicos, sob a responsabilidade da UCS, voltou a ser parte do patrimônio do município no ano passado, depois de acordo amigável entre as partes, havendo inclusive envolvimento da comunidade, que desejava que o prédio deixasse de ser um centro de pesquisas para ser utilizado como uma EMEI. Assim, depois de feito o levantamento do que era necessário ser realizado para adaptação do prédio para ser, de fato, uma EMEI – originalmente foi construído para tal mas jamais teve alunos entre suas paredes – foi realizada licitação sendo vencedora a Construtora Morada do Sol.

Com um investimento de R$ 261.617,61, foram feitas adaptações e melhorias internas e externas, tendo em vista ter um ambiente seguro e adaptado para as crianças. De acordo com a secretária Vanessa Fribel de Quadros Steffen o prédio terá capacidade para comportar até 300 alunos, isso é, 140 a mais do que a estrutura atual da EMEI Branca de Neve (que é a primeira do município). No que diz respeito à primeira EMEI, o prédio deverá passar por reformas e ter uma outra destinação, já que a estrutura hoje existente é aquém das necessidades para a educação infantil. “O prédio atual da Branca de Neve foi de grande valia sendo feito ainda na década de 1980, todavia, agora com esse novo e moderno espaço, poderemos revitalizar o antigo e dar a ele uma outra destinação”, salientou o prefeito Fábio Persch.

Segundo a secretária Vanessa Steffen, a implantação da EMEI nesta nova estrutura depende da aquisição de mobiliário. “Agora que o prédio está concluído passamos a equipar com os móveis necessários para o atendimento das crianças de educação infantil”, aponta a secretária Vanessa, igualmente feliz por ver um espaço e amplo destinado para a educação das crianças pequenas. Ela lembra que o início da obra se deu na gestão da prefeita Ilda Ost, que então já verificava a necessidade mais uma EMEI. “Posteriormente foi construída a Branca de Neve Sede Nova, todavia, ainda sofríamos com fila de espera por vagas. Queremos atender a todos, tanto que buscamos por alternativas, criando uma EMEI (Pingo de Gente) no Bom Fim Alto e levando as turmas de Jardim A e B para a Escola 12 de maio”, menciona a secretária. Além de ser mobiliado o prédio, também estão sendo realizadas as devidas instalações que deixem a nova EMEI de acordo com as normas do PPCI, o que também demanda recursos financeiros do poder público.

O prefeito Fábio Persch lembra da audiência pública na Câmara de Vereadores onde ficou evidente o interesse da comunidade em retomar o prédio. “Sei o quão grande foi a luta para termos este espaço de volta. O legislativo, o nosso jurídico, o setor de engenharia, a secretaria da educação, a comissão que buscou pela retomada do prédio, a comunidade e também o executivo entendiam a importância deste prédio para ser uma EMEI e, hoje, que alegria, vemos ele concluído”, pontua o prefeito saudando a união de esforços em favor deste projeto.

O setor de engenharia acompanhou de perto a obra como um todo e, segundo Carlos e Rafael, foram necessárias muitas obras internas e externas no prédio, havendo substituição da parte elétrica já que um centro de pesquisas e uma EMEI tem funcionalidade totalmente diferentes. “Na parte externa foi feita também uma área para que os pequenos possam brincar o que antes não havia sido pensado”, ponderou o engenheiro Carlos Altmann.

O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder também se mostrou muito contente com a obra e ainda mais com a informação de que será possível abrigar, em breve, mais crianças, com um espaço adequado para os primeiros anos de vida e educação. “Ter uma EMEI é sempre uma grande conquista para um município, agora ter um novo espaço, amplo e moderno, com acessibilidade e tudo mais, é algo ainda mais fantástico”, cita o vice-prefeito.

O prefeito Fábio Persch observou o prédio amplo e projetou o futuro próximo. “Esse foi o trabalho de muitas mãos entregue à população. Gostaria de agradecer a todos que se envolveram neste projeto para que pudéssemos ter, muito em breve, uma nova EMEI. Imagino isso repleto de crianças, orientadores, educadores enfim, cheio de vida. O investimento financeiro e todo esforço se justificam afinal, o nosso futuro estará aqui. Agora é hora de equipar e depois ter dentro deste prédio nossa maior riqueza: nossas crianças”, pontuou o prefeito ao final.