Orquestra prepara Live de Kerb

Data de Publicação: 28 de janeiro de 2021

CONCERTOS DIDÁTICOS “MÚSICA PARA TODOS”

O Projeto CONCERTOS DIDÁTICOS “MÚSICA PARA TODOS” visa proporcionar uma experiência inovadora, levando a música ao lar das pessoas nestes tempos de distanciamento social. Observando as regras de distanciamento controlado e os protocolos previstos no Plano Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19, os Concertos Didáticos serão realizados em ambiente virtual, com programações transmitidas pela internet e disponibilizadas por meio das redes sociais e plataformas digitais oficiais da Orquestra WBK (Facebook, YouTube e Instagram). Ao fazer em formato “live” a Orquestra busca incluir toda a comunidade na fruição deste bem cultural, possibilitando o acesso e o consumo por toda a população sem distinção. Através da contratação de profissionais operadores de som, luz e “streaming” o Projeto Concertos Didáticos “Música Para Todos” visa movimentar a economia, gerando trabalho e renda para minimizar as perdas oriundas de cancelamento de eventos sociais e culturais desde abril/2020. Bom Princípio tem a música como disciplina obrigatória em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Levar um Concerto Didático para os lares destes alunos visa despertar o interesse em tocar um instrumento, participar da Orquestra e, desta forma, dar continuidade ao que se aprende em sala de aula.

31 de Janeiro – 20h - Concerto Didático: Viva ao Kerb de Bom Princípio. Todas as artes contribuem para a maior de todas elas: a arte de viver. (Bertolt Brecht) Com um repertório que privilegiará as Polkas, Valsas e canções tradicionais alemãs, este concerto será realizado no domingo do Kerb de Bom Princípio quando as famílias tradicionalmente se reúnem para confraternizar. A Orquestra trará várias canções típicas alemãs trazidas pelo povo colonizador como Rosamunde, Liechtensteiner Polka, Trompeten Echo, Schützenliesl, Schneewalzer, So Ein Tag e, é claro, a bandinha “Viva o Kerb”. Além das músicas, haverá uma pequena contextualização sobre o que é a festa do Kerb, sua importância histórico/cultural e demonstração dos naipes de instrumentos que compõem a Orquestra.

Próximos Concertos: 7 de Março – 20h - Concerto Didático: Homenagem ao Dia Internacional da Mulher É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar. (Carlos Drummond de Andrade) No Concerto em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher a Orquestra WBK apresentará clássicos de grandes cantoras da música nacional e internacional. Gal Costa, Shania Twain, Mariah Carey, Dolly Parton, Whitney Houston, Celine Dion, Rita Pavone e um momento especial de homenagem a Aldir Blanc com a canção O Bêbado e a Equilibista, eternizada na voz de Elis Regina.

21 de Março – 20h - Concerto Didático de Outono Repara que o outono é mais estação da alma do que da natureza. (Carlos Drummond de Andrade) Neste Concerto Especial de Outono a Orquestra trará temas da música folk e da música country. Ambos os estilos tiveram grande influência no surgimento do Rock. Canções de artistas como Johnny Cash, Willie Nelson, John Denver, as bandas Creedence e Lynyrd Skynyrd e até do rei Elvis Presley. Também haverão intervenções mostrando os timbres de cada instrumento e a função de cada um no conjunto, fazendo um paralelo entre os instrumentos da Orquestra e os órgãos do Corpo Humano.