Cemitério Público deve ser entregue em março

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2021
Fotos: Alex Steffen

Ainda que as obras físicas do cemitério público sejam concluídas nas próximas semanas, para que ele possa ser entregue à comunidade é necessária regulamentação em lei para o seu uso final.

A estrutura física do cemitério público está praticamente pronta, restando fazer o calçamento da área frontal, o que não demanda muito tempo, todavia é preciso institucionalizar o funcionamento do mesmo. A gestão do cemitério deve ser realizada de maneira terceirizada junto com alguma entidade. “Isso tudo deverá ser definido em lei para que somente depois possa ser utilizada capela mortuária e os espaços em si. Acredito que até meados de março estejamos com essas situações resolvidas e aí o cemitério seja entregue para uso da comunidade”, destacou o prefeito Fábio Persch.

A construção de um cemitério público é uma reivindicação muito antiga da comunidade de Bom Princípio, atendendo a demanda de todas as pessoas que optarem (através de seus familiares) serem sepultadas nele.

O processo de implantação de um cemitério público foi iniciado com uma comissão de entidades político e privadas na busca de uma solução. Para que fosse possível encontrar uma solução para a questão do Cemitério Público, pendente há muitos anos, foi realizada uma audiência pública envolvendo poder executivo, poder legislativo e a comunidade em geral. A escolha do local também foi debatida, ficando definida junto a RS 415, que liga o bairro Paraíso do Vale a Arroio das Pedras.

O novo jardim da paz é ecumênico e conta com 120 gavetas, além de uma capela mortuária onde podem ser celebrados os atos de despedida dos entes queridos.