Prefeito recebe Filtradores, segundo melhor time do Estado no Futebol 7

Data de Publicação: 15 de janeiro de 2021
Fotos: Alex Steffen e Portal Inovação

Depois de desbancar mais de 50 times no Campeonato Gaúcho de Futebol 7, chegando à finalíssima frente ao Vacaria, de Porto Alegre, o Filtradores de Bom Princípio mostrou todo o seu potencial e garra. Os guris, que antes de mais nada são um grupo de amigos, não voltaram para casa com o título, mas com muito orgulho apresentaram ao prefeito Fábio Persch, na manhã sexta, o troféu de vice-campeão estadual.

Fábio Persch, que teve trajetória no Planeta Bola, falou com propriedade com os atletas e dirigentes, elogiando ao time que misturas as cores vermelha e azul, numa demonstração da pluralidade em favor da unidade. “Percebemos, ao assistir as partidas, que todos se doam pelo clube, cada qual se entrega mais na busca de um mesmo objetivo. Todos temos muito a aprender com o Filtradores”, pontuou o prefeito Fábio Persch que, assim como mais de mil pessoas (grande parte de Bom Princípio) assistiu as partidas transmitidas pela internet.

O time treinado por Anderson Müller (Mila) poucas vezes havia disputado competições de Futebol 7, tendo suas maiores conquistas no futsal, mas, pouco importava ser gramado sintético ou uma bola mais leve, afinal, os guris queriam a vitória. Sobressaiu o espírito de equipe à individualidade, ainda assim, alguns dos atletas foram homenageados por seus feitos pessoais.

Para chegar à fase final em Porto Alegre era necessário passar uma eliminatória, que ocorreu no Portão, no final do ano passado, e assim, a saga do Filtradores no Futebol 7 se intensificou.

Na competição, que findou com a conquista do Vacaria, por 3 a 2, gol derradeiro nos segundos finais, abriu as portas para o time de Bom Princípio que antes era um ilustre desconhecido no futebol 7 estadual. No campeonato como um todo, o Filtradores marcou 26 gols e sofreu 11, tendo os atletas Mathias e João (goleiro de defesas milagrosas) como destaque aos olhos dos organizadores do certame.

Na primeira fase da competição o Filtradores venceu todas, obtendo três vitórias. Venceu ao Real Villa, por 8 a 1. Pegou o Rezenha, de Pelotas, no segundo, e venceu por 5 a zero. No terceiro jogo a vitória foi contra o São Jorge, de Porto Alegre, por 3 a 2. Nos mata-matas mais três vitórias, frente ao Atlético Cachoeirinha (5 a 3), Juventus de Santa Maria (1 a zero) e Raio Valecano (de Caxias), havendo empate no tempo normal e vitória do Filtradores no Shoot Out (uma espécie de cobrança de pênalti em movimento).

Na visita ao gabinete ficou evidenciado também que não se trata de um clube de futebol, mas uma grande família, tendo atletas, dirigentes, torcedores e a comunidade como um todo uma proximidade gigantesca. O espírito de irmandade é que faz do Filtradores subir de patamar ano após ano, trazendo a todos muito orgulho.

Cristian Neis, que atuou no começo da trajetória do Filtradores, há sete anos, passou a ser dirigente e acompanhar os passos dos amigos. E assim, junto com o capitão Heider esteve no gabinete do prefeito Fábio Persch, entregando a ele uma medalha alusiva ao campeonato, agradecendo ao incentivo, e um boné do Filtradores. Segundo Neis o vice-campeonato de domingo garantiu a passagem do time Bom Princípio para disputar o Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol 7 e da Recopa.

“Assim como o Ibis, lá no começo dos anos 2000, o Filtradores levou Bom Princípio ao cenário estadual do futebol. Isso nos motiva ainda mais em investir no esporte, de modo que tenhamos mais cidadãos responsáveis fazendo o melhor possível por nosso município”, ponderou o prefeito Fábio Persch.