Troca de conhecimentos motiva novos projetos

Data de Publicação: 8 de janeiro de 2021

Fábio Persch, prefeito de Bom Princípio, juntamente com o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder e o secretario da agricultura Volmir Hauser, foi até a localidade de Canto Canela, no interior de Alto Feliz, conhecer uma propriedade rural, das famílias Andriolli e Freiberger, tendo em vista ver as possibilidades de diversidade de produção primária. Recebidos pelos familiares que trabalham com o plantio de uvas de mesa - de qualidade ímpar - as autoridades de Bom Princípio puderam ver de perto outras questões ligadas ao setor rural, como a sucessão familiar e manutenção do jovem no campo.
Estavam presentes também à visita, o prefeito Robes Schneider, o vice-prefeito Douglas "Pressão" Schneider e o secretário da agricultura Miguel Andriolli, de Alto Feliz. O momento foi de troca de experiências também entre os gestores, afinal, os que agora ingressam na vida pública em Alto Feliz aproveitaram para dialogar com Fábio, Joãozinho e Volmir, também, sobre questões administrativas.
Segundo Jair Freiberger que apresentou a propriedade e as uvas, que estão em fase final de maturação, com os avanços tecnológicos é possível também plantar uvas em municípios que estejam a menor altitude em relação ao mar. "Já temos em Bom Princípio o plantio de uvas, mas o uso de tamanha tecnologia como aqui é realmente surpreendente. Como Bom Princípio é ponta na produção de morangos, aqui, em Alto Feliz vemos as uvas com grande cuidado. Podemos aprender juntos", destacou Volmir Hauser, observando cada detalhe e obtendo informações sobre plantio, manejo e colheita.
De acordo com o prefeito Fábio Persch, que esteve pela primeira vez no local, o trabalho realizado é exemplar, sendo um referencial no que diz respeito à qualidade. "Percebe-se que o trabalho é levado muito a sério e nos deixa muito felizes em ver que os jovens se mantém aqui tendo na agricultura projeto para as suas vidas", citou o prefeito.
De acordo com Jair Freiberger a agricultura é uma possibilidade para os jovens, todavia é preciso inovar, buscar por tecnologias, de modo que os mais novos possam ter motivação constante. "Há oportunidade para todos, mas é preciso dedicação e comprometimento", destacou Jair.
O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder que já conhecia o local e também é produtor rural enalteceu a importância de troca de experiências, alegando que a construção de uma sociedade melhor só será possível se a região for pensada em conjunto pelos municípios. "Não pode haver competição entre os municípios, mas troca de informações, pois temos muito em comum", cravou Weschenfelder.
O prefeito de Alto Feliz, que está na sua primeira semana de mandato, convidou aos bom-principienses para irem ao gabinete, no centro da cidade, conversando também sobre questões administrativas.