PIB 2018 confirma: Bom Princípio é o município que mais cresce na região

Data de Publicação: 17 de dezembro de 2020

Índice após índice, tendo a economia como base, revela que Bom Princípio é o município de maior evolução nos últimos anos. Assim, o município apareceu na ponta da tabela do Vale do Caí, novamente, nesta semana, em levantamento de dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2018, sendo traçada comparação com o ano anterior.

O desenvolvimento da economia pode ser medido de diferentes maneiras, todavia, o mais apropriado, aquele que se volta à sociedade como um todo, é o Produto Interno Bruto (PIB), que é o valor financeiro que girou no município no período de um ano.

Este somatório leva em conta toda a produção de um período, normalmente um ano, e o resultado pode ser objeto de análise para a situação macroeconômica do país, Estado ou Município, sendo computados todos os valores produzidos em um período de 12 meses. Tendo por base o ano de 2018, recentemente divulgado, pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. O estudo foi elaborado em parceria com o IBGE. Foram levantadas informações de todo o Brasil, e assim é possível ter um parâmetro da aceleração da economia.

O crescimento de 18,14% em apenas um ano é substancial, não sendo fato esporádico, mas continuado, já que a economia local está muito bem estruturada em setores diferentes. O PIB em 2017 era de R$ 551 milhões, passando para R$ 650 milhões em 2018. Isso é, de um ano para o outro foram gerados R$ 100 milhões a mais na terra do Moranguinho. Forma-se um círculo virtuoso de desenvolvimento, pois com mais geração de recursos há mais retorno também para o setor público, que pode reinvestir em apoio às empresas, agricultura, educação, saúde e obras públicas. Por fim, há desenvolvimento sustentado em trabalho e diversidade.

Diferente de outros tempos onde o município tinha um polo cerâmico muito forte, hoje Bom Princípio conta com polos diversos como cerâmico, têxtil, moveleiro, contando ainda com outras empresas dos mais diferentes setores sendo muito difícil que a crise de um setor deixe instável a economia local. Há, ainda, um forte crescimento no que diz respeito a serviços, agricultura e comércio, fazendo de Bom Princípio um pujante município gaúcho.

De acordo com o prefeito em exercício, Dárcio Antônio Schneider, a evolução continuada mostra que Bom Princípio está em um caminho certo. “Um município só cresce como um todo se a economia familiar estiver bem, e para isso é necessário que haja emprego, boa gestão pública, e parceria entre todas as partes. O comprometimento com o lugar em que se vive é fundamental para que todos evoluam juntos”, citou.

Confira os números na tabela que apresenta a realidade do Vale do Caí.