Inaugurado o novo prédio da Escola São Marcos

Data de Publicação: 8 de maio de 2018
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A inauguração do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Marcos, na localidade de Nova Colúmbia, marcou noite de segunda-feira (7) nas comemorações do aniversário de Bom Principio. A movimentação começou às 19 horas e teve apresentações dos alunos, fala das autoridades e a bênção do pároco do município, padre Rogério Schlindwein. Dezenas de famílias da comunidade acompanharam e cerimônia, que teve também a abertura da fita inaugural e o descerramento da placa comemorativa da inauguração. A festa ocorreu três dias depois da inauguração da EMEF São Luís, em Bela Vista, que também integrou a festa pelos 36 anos do Município.

Veja AQUI a galeria de imagens da cerimônia

A noite teve apresentações do Coral Santa Teresinha e da oficina de flauta e teatro com os alunos do 1º ao 6º ano da escola. A solenidade teve a presença dos secretários municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, de Infraestrutura, Canísio Remi Backes, e de Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Hauser. Também prestigiaram o evento o presidente do legislativo municipal, Adriano Artus, e os vereadores Gilmar Haas e João Augusto Rodrigues da Silva, bem como o presidente da ACI, Zeno Steffen, o presidente da ACPM da escola, José Leonardo Gonçalves de Azevedo, e a ex-diretora Marli Schmitz.

EMOÇÃO NOS AGRADECIMENTOS

Em sua fala, o prefeito Fábio Persch se emocionou ao ressaltar a união da comunidade de Nova Colúmbia, em todas as etapas na construção do complexo esportivo e educacional junto à Escola São Marcos – o que inclui as obras do ginásio de esportes da localidade, o campo do Esporte Clube Santiago e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mãe de Deus. Fábio também elogiou o esforço de todas as secretarias para deixar tudo pronto para que os alunos e professores começassem o ano letivo de casa nova.

O vice-prefeito João Weschenfelder também destacou a história, lembrando a importância da disposição do antigo proprietário das terras, Willibaldo Persch, que doou o terreno para a construção da EMEI e nos anos seguintes facilitou a compra do restante da área para o campo do Santiago (que depois repassou parte do terreno para a prefeitura construir o ginásio) e a nova Escola São Marcos – que precisou da compra de mais um pedaço de terra para completar sua área. Weschenfelder enfatizou ainda o esforço da Administração Municipal desde o ano passado para concluir as instalações.

Agradecimentos marcaram também a fala da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, e da diretora da São Marcos, Miriam Pereira Ledur. “Essa entrega é para vocês, e que se possa seguir escrevendo lindas páginas na escola da comunidade”, ressaltou Vanessa, também ressaltando o esforço conjunto de todas as secretarias para a conclusão do espaço. Já Miriam fez questão de chamar à frente do público todas as professoras e funcionárias da escola, assinalando a importância tanto da equipe quanto a participação dos alunos e familiares na rotina da São Marcos.