Novo prédio da São Luís é inaugurado com festa

Data de Publicação: 5 de maio de 2018
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A inauguração das novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Luís, em Bela Vista, marcou a noite da sexta-feira (4), dentro das comemorações dos 36 anos de Bom Princípio. Além de assinalar o aniversário do município e festejar a conclusão de da obra iniciada em 2014, a solenidade também marcou os 155 anos da São Luís. A comunidade compareceu em peso na festa, que teve abertura da fita inaugural e descerramento da placa alusiva à solenidade, pelo prefeito Fábio Persch, o vice, João Weschenfelder e outras autoridades municipais, além de representantes da escola.

Veja AQUI a galeria de imagens da noite

A noite teve ainda apresentações do Coral Pequenas Vozes de Bom Princípio e dos alunos da Oficina de Flautas do 3º ao 6º ano, além dos alunos das turmas de jardim, 1º e 2º anos – alusivas também ao Dia da Família, promovido pela escola. Atualmente com cerca de 80 alunos, a São Luís funciona em seu novo espaço desde o início deste ano letivo. Isso depois do esforço da Administração Municipal pela retomada em 2017 e conclusão neste ano das obras em três escolas inacabadas – também os novos prédios das EMEFs São Marcos (Nova Colúmbia) e José de Anchieta (Bom Fim Alto).

DESTAQUES

“Temos aqui uma história muito bonita, que reforça uma característica muito forte de nosso município. Essa escola foi fundada apenas 15 anos depois da chegada dos imigrantes que colonizaram o Bom Princípio a partir de 1848”, destacou o prefeito, durante a solenidade no pátio coberto da EMEF São Luís. Fábio também ressaltou a importância dada pela Prefeitura à Educação, refletida na destinação de mais de 32% do Orçamento do Município ao setor – bem acima dos 25% obrigatórios por lei.

“Vale muito a pena, porque a escola é o berço dos cidadãos, completando a educação que os pais dão em casa a seus filhos”, reforçou o prefeito, sobre o atendimento feiro na Rede Municipal a 750 crianças na Educação Infantil e cerca de 1,5 mil no Ensino Fundamental. Ele também destacou o esforço das oito gestões anteriores no comando do Executivo pelo desenvolvimento nos 36 anos de emancipação de Bom Princípio.

João Weschenfelder também parabenizou Bela Vista pelas novas instalações e pela participação constante da comunidade local nas ações de sua escola. Ele também destacou o esforço da Prefeitura pela conclusão do novo espaço e lembrou a participação importante do Legislativo Municipal, desde o início do projeto das três escolas, em 2014. “Na época, a Câmara de Vereadores repassou R$ 300 mil para a prefeitura. E no ano passado foram mais R$ 250 mil para as obras de saneamento e acabamentos que ainda faltavam.”

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa de Quadros Fribel Steffen, assinalou o empenho de todas as secretarias na reta final da obra. “Desde a Infraestrutura até a Secretaria de Administração e Fazenda e todo o pessoal que esteve o tempo todo aqui para que tudo ficasse pronto e a escola da comunidade pudesse iniciar essa nova fase em sua história.”

A diretora da São Luís, Joana Fritzen, reforçou a dedicação à escola dos pais e responsáveis pelos alunos, além dos professores e funcionários da casa. “A eles eu me dirijo com carinho, enquanto agradecemos à Administração Municipal e à Câmara de Vereadores por viabilizarem esse espaço para a comunidade de Bela Vista.”

Além do prefeito, vice, da secretária Vanessa e da diretora Joana, a solenidade de sexta contou com os secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, e de Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Hauser. Também estavam entre as autoridades destacadas no Protocolo os vereadores Adriano Artus (presidente do Legislativo), Dárcio Schneider e Inácio Wilibaldo Weber, bem como a vice-diretora Daiane da Rosa Rockenbach e a presidente da Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM) da escola, Rosângela Dahmer.