Bom Princípio e Puerto Rico podem se tornar coirmãs

Data de Publicação: 2 de maio de 2018
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Nessa segunda-feira (30), ocorreu uma reunião na Prefeitura para assinatura de protocolo de intenção de relacionamento entre Bom Princípio e Puerto Rico, da Província de Missiones, na Argentina, para se tornarem cidades coirmãs. O encontro teve a participação do prefeito em exercício João Weschenfelder e do prefeito de férias, Fábio Persch, além do do intendente (prefeito) de Puerto Rico, Federico Neis, e de representantes de entidades sociais das duas cidades.

A iniciativa partiu do Coro Masculino de Bom Princípio, que já se apresentou em Puerto Rico e deseja retornar em breve, no centenário da cidade, em novembro de 2019. Os dois municípios tem em comum a imigração germânica. Muitas pessoas de lá também falam alemão e tem parentes próximos aqui. Muito parecida com Bom Princípio, a cidade argentina tem cerca de 20 mil habitantes e tem como base econômica a agricultura e a indústria. Por essas semelhanças os prefeitos das duas cidades decidiram encaminhar as intenções de relacionamento para suas casas legislativas.
O objetivo é estreitar laços culturais entre as duas cidades, possibilitando a realização de intercâmbios e apresentações. A próxima etapa desse processo será a elaboração de projetos de lei junto às Câmaras de Vereadores das duas cidades em até 90 dias. Se aprovados os projetos nos legislativos dos dois municípios, o passo seguinte será a assinatura do tratado de coirmandade.