Emei Anjo da Guarda promove Semana das Etnias

Data de Publicação: 9 de abril de 2018
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Nesta semana, a Escola Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda promoverá a 1ª Semana das Etnias. Serão cinco dias de apresentações e atividades com as turmas de berçário, maternal e jardim sobre as diferentes culturas presentes no nosso país e no mundo. A programação acontece de segunda (9) à sexta-feira (13), pela manhã, a partir das 8h30 e à tarde a partir das 16h30. As apresentações ficam abertas para o público somente no período da tarde.

“O objetivo da atividade é fazer com que as crianças aprendam o quanto essa diversidade está presente em nosso dia a dia, com aspectos das diferentes culturas presentes no nosso cotidiano. E assim também aprendam a respeitar as diferenças entre elas”, conta a vice-diretora, Rúbia Marques.

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira – Etnia Indígena – Berçário I e II

Manhã: Brincadeiras com ocas indígenas (as crianças utilizarão de barracas para brincar);

Tarde: Apresentação artística e explicação sobre ervas medicinais usadas pelos índios.

Terça-feira – Etnia Alemã – Maternais I A e B

Manhã: Danças típicas alemãs envolvendo todas as turmas com a professora de dança Betina.

Tarde: Culinária de cuca feita com alunos. Envolvimento de integrantes do grupos de danças alemã e apresentação das turmas.

Quarta-feira – Etnia Africana – Maternal II e Jardim A

Manhã: Roda de capoeira com o professor Fabrício.

Tarde: Apresentação das turmas com músicas africanas e um pouco da história da boneca Abayomi

Quinta-feira – Etnia Italiana – Jardim B

Manhã: Culinária feita pelos alunos: macarronada; Hora do conto com a história italiana do Pinóquio.

Tarde: Curiosidades sobre a cultura contadas pelas crianças com apresentação artística.

Sexta-feira – Etnia Brasileira (uma mistura de todas elas) – Todas as turmas

Manhã: Hora do conto com histórias alemãs; Baile com músicas de todas as etnias.

Tarde: Atividades surpresas envolvendo todas as turmas.