Educação fiscal e cidadania foram tema de seminário

Data de Publicação: 5 de abril de 2018
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Professores, alunos de Ensino Médio e autoridades de sete municípios do Vale do Caí participaram na quarta-feira (dia 4) à noite do Seminário de Educação Fiscal, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura e Eventos de Bom Princípio. A promoção foi do Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe) e das prefeituras local e de Feliz, São Vendelino, Tupandi, Linha Nova e Alto Feliz. O público encheu o auditório do Centro de Eventos e o foco foi a educação como ferramenta para estimular a cidadania fiscal.

O auditor fiscal do Estado e coordenador do Gefe, Randal Guimarães, falou sobre a importância dos recursos fiscais, como ajudar a combater a sonegação e a necessidade de se solicitar a nota fiscal para beneficiar o município. Ele também abordou os programas de Integração Tributária (PIT) e o Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A palestra teve a participação também da representante da Secretaria de Educação do Estado, Iara Almeida, e contou ainda com a personagem Cigana Paraguaia, que ajudou, de uma maneira irreverente, na dinâmica da apresentação, instigando da plateia perguntas e respostas sobre o tema.

As apresentações tiveram ainda uma mesa redonda com os secretários bom-principienses de Educação, Vanessa Steffen, e de Administração e Finanças, Tiago Backes e professores. Tiago ressaltou a retomada do projeto em 2017 e relembrou o seminário realizado em dezembro, com diretoras das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental para multiplicar a iniciativa nas escolas.
Já Vanessa relatou as ações feitas a partir de então na rede de ensino local, para provocar jovens a ideia de protagonismo cidadãos. Os professores dos municípios participantes, por sua vez, comentaram suas ações de cidadania nas escolas.

“Quando as pessoas agem apenas pensando em si (esquecendo-se da comunidade), temos uma situação onde o indivíduo é inimigo do cidadão. Cada um tem que ceder um pouco pelo bem comum”, ressaltou Tiago. Aliás, esse foi o foco dos trabalhos: ressaltar o quanto o cidadão precisar ser protagonista das suas ações e ajudar a administração pública.

AUTORIDADES

Logo na abertura do Seminário, o prefeito Fábio Persch destacou a importância do evento, como parte do trabalho que deve mobilizar todos pelo bem do município – e, em última instância, de cada um. Ele agradeceu a presença maciça do público local e dos municípios vizinhos e enfatizou o comprometimento da Prefeitura na otimização da arrecadação e na gestão inteligente dos recursos.

Em seguida, houve a fala ainda do prefeito de Tupandi, Hélio Müller, e o prefeito de Linha Nova, Henrique Petry, também esteve presente. Além dos secretários municipais e outros representantes dos municípios de São Vendelino, Feliz e Alto Feliz.

Veja AQUI as imagens da noite