Contribuintes começam a receber os carnês do IPTU

Data de Publicação: 28 de março de 2018
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Proprietários de imóveis em Bom Princípio começaram a receber nesta semana os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2018. A entrega está sendo feita pelos Correios para quem mora em locais com entrega domiciliar de correspondências no Município e em outras cidades. Para quem mora nos bairros Arroio das Pedras, Bela Vista, Bom Fim Alto, Morro, Paraíso, Piedade e São Pedro, os carnês podem ser retirados na Prefeitura a partir da próxima segunda-feira (2 de abril). Não precisa ser o proprietário do imóvel a retirar o carnê, mas quem o fizer deve levar um documento de identidade, para assinar o Comprovante de Retirada.

O prazo para pagamento em cota única vai até o dia 10 de maio, com desconto de 10% sobre o valor do imposto. O prazo também é o mesmo para o pagamento da primeira parcela, para quem optar em pagar em cinco prestações o IPTU, neste caso, as demais parcelas vencerão sempre no dia 10, respectivamente, em junho, julho, agosto e setembro.

Conforme o secretário municipal de Administração e Finanças, e retirada na prefeitura dos carnês das áreas sem entrega domiciliar deve representar uma economia de R$ 3 mil aos cofres públicos. Antes, esses carnês eram enviados ao Correio e igual as pessoas tinham que retirá-los na agência no Centro (próxima à prefeitura)”.

LOCAIS DE PAGAMENTO

O aumento do imposto em relação a 2017 foi de 2,95%, referente apenas à correção da inflação oficial do período. No total, foram impressos 7.143 carnês, que foram separados por estudantes pelo Programa de Transporte Universitário e Técnico – compensando horas de trabalho voluntário em contrapartida pelo benefício.

Até o vencimento da cota única ou de cada uma das parcelas, o pagamento pode ser feito da seguinte maneira:

- No Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Federal, somente autoatendimento das agências ou via internet).

- No Sicredi, também no autoatendimento, via internet e, na agência de Bom Princípio, direto no caixa (será o único banco com essa opção).

- É possível também o pagamento na agência dos Correios de Bom Princípio (até o limite de 700 reais por carnê) e na Lotérica (até o limite até R$ 2 mil por carnê).

- O pagamento diretamente na prefeitura deve ser feito apenas no caso de parcelas em atraso.

IMPRIMIR O CARNÊ

Quem eventualmente não receber o carnê do IPTU, não tiver podido retirá-lo na Prefeitura ou simplesmente o tiver extraviado, pode imprimi-lo diretamente do site da Prefeitura. O caminho é entrar na janela Serviços Online (no lado direito da tela). Depois de clicar no botão acessar, procure no menu à esquerda a janela consulta IPTU e clique. Aí vai abrir uma janela para colcoar o número do cadastro do imóvel. É o mesmo número que consta no carnê do ano anterior ou, para quem não o tiver, ele pode ser solicitado por telefone (51 3634-8100) na Prefeitura, pelo nome do proprietário.

Para ir diretamente, basta clicar AQUI