Pagamento de dívida ativa com 40% de desconto vai até dia 29

Data de Publicação: 16 de março de 2018
Fotos: Camila Tempas / Castor Becker Júnior
Crédito: Camila Tempas / Castor Becker Júnior

Contribuintes com dívidas em atraso com a Prefeitura têm até o final do mês negociarem o pagamento à vista com 40% de desconto em juros e multas. Ou parcelamento de duas a 24 parcelas, com descontos entre 20% e 35%, conforme o número de prestações. A parti de 2 de abril, as faixas de descontos para os parcelamentos caem para entre 5% e 15% e o abatimento de encargos no pagamento à vista será de 20%. Lembrando que o prazo para negociar o parcelamento da Dívida Ativa vai até o final de junho. Os interessados devem ir à prefeitura e se dirigir ao Setor de Dívida Ativa, no térreo. Conforme o responsável pelo setor, João Kirch

A prefeitura recuperou em 2017 pouco mais de R$ 400 mil em débitos de dívida ativa negociadas diretamente com os devedores. A maior parte do dinheiro, pouco mais de R$ 233 mil, foi referente a débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em segundo lugar no ranking das dívidas negociadas aparecem os débitos de conta de água, que somaram R$ 90,6 mil. Já os devedores de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) negociaram o pagamento de quase R$ 58 mil.

A partir do lançamento em Dívida Ativa, a Prefeitura tem um prazo no qual é obrigada a enviar as contas para cobrança judicial ou protesto em cartório. Sem falar no acréscimo de multa e juros. Por isso o esforço da Administração para que os contribuintes com pendências façam o acerto antes disso.