Prefeitura promoverá evento sobre educação fiscal

Fonte: Prefeitura de Bom Princípio
Data de Publicação: 7 de março de 2018
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

A prefeitura irá promover um evento sobre educação fiscal, no dia 4 de abril, em parceria com outros municípios do Vale do Caí, no Centro de Cultura e Eventos. O objetivo do seminário é conquistar pontos no Programa de Integração Tributária (Pit) do Governo Estadual. O Pit avalia e incentiva ações que o município promove para gerar o crescimento da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços (ICMS) para o Estado.

Assim, tanto palestras, quanto seminários sobre o tema ou mesmo a implantação de programa de Educação Fiscal, entre outras ações, geram pontos para o município junto à Secretaria de Fazenda do Estado. Essa pontuação, por sua vez, retorna à prefeitura na forma de recursos financeiros destinados a melhorias, revitalizações e aquisição de equipamentos para todas as áreas que necessitam de melhorias. No ano passado, a prefeitura obteve cerca de 18 pontos no Programa de Educação Fiscal. Sendo que cada ponto equivale a mil reais. Segundo o secretário de Administração e Fazenda, a meta para este ano é que o município tenha uma pontuação de até 20 pontos. Além disso, Backes comenta que “a educação fiscal não visa apenas o retorno financeiro, mas a formação de cidadãos”.

Esse é o segundo evento que a Secretaria de Administração e Fazenda realiza na cidade. O primeiro foi feito em novembro de 2017 para as equipes diretivas das escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação. Essa reunião teve como resultado o projeto Educação Fiscal: pequenas atitudes, grandes resultados. Dessa forma, os professores desenvolvem atividades que incentivam o senso dos alunos sobre esse tema. (Confira a reportagem completa por aqui)