Parceria pelo futuro de Bom Princípio

Data de Publicação: 13 de janeiro de 2018
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

O prefeito Fábio Persch e a diretora de Operações do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, definiram na última semana e parceria entre as duas entidades para o projeto de Visão Estratégica de Futuro para Bom Princípio. A ação será um trabalho piloto da agência estadual de fomento, tendo o município do Vale do Caí como o primeiro do Estado a participar desse trabalho. Ou seja, a experiência a ser desenvolvida em Bom Princípio servirá de modelo para parcerias que o Badesul venha a oferecer a outros municípios. Para a Terra do Morango, o acordo servirá para preparar ações de médio e longo prazos no desenvolvimento local.

O planejamento estratégico consiste de um diagnóstico profundo do município, abrangendo carências e potencialidades e um prognóstico que leva em conta também tendências da economia e da sociedade. A partir daí são propostas ações para o desenvolvimento do município nos próximos anos e décadas – considerando também sua vocação econômica – e quais áreas deverão ter prioridade para que a população continue sendo bem atendida.

A partir daí a prefeitura pode direcionar melhor os seus projetos de infraestrutura e serviços, bem como os pedidos de recursos federais ou ao Estado.

FAMURS

A parceria foi conseguida via Famurs, pelo prefeito Fábio e pelo secretário de Administração e Finanças, Tiago Backes.  "O Badesul buscava um município com entre 10 e 15 mil habitantes e Bom Princípio foi o selecionado", explica o prefeito. Já Tiago reforça que "o projeto não está vinculado a financiamento e sim busca fazer um planejamento de onde o município deve investir para o longo prazo".

Tiago participou da reunião, que teve também os secretários de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, e de Infraestrutura, Canísio Remi Backes. Junto com eles estava ainda o assessor de Desenvolvimento e Relações Institucionais da prefeitura, João Carlos Ledur. A diretora do Badesul também estava acompanhada de outros representantes da agência.