Bom Princípio conta com novo Sistema de Educação integrado

Data de Publicação: 19 de dezembro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

A segunda-feira (dia 18) teve a posse dos sete membros do Conselho Municipal de Ensino (CME). A cerimônia ocorreu pela manhã na Câmara Municipal de Vereadores e foi presidida pela secretária de Educação. Estavam presentes também o prefeito Fábio Persch e as representantes do conselho.
O CME é formado por seis professores municipais – dois da Educação Infantil, três do Ensino fundamental e um representando Círculo de Pais e Mestres e/ou Conselhos Escolares – e um da rede estadual. O órgão tem entre suas funções opinar sobre a criação, autorização e credenciamento de novas escolas, séries e cursos, elaborar normas complementares para o Sistema de Ensino, controlar a aplicação de recursos destinados à Educação e diversas outras atribuições.
Tomaram posse ontem pela manhã as professoras de Educação Infantil Cristiane Rech (presidente) e Magali Vogel (vice-presidente); Morgana Gemin Guder, Bruna Klering e Joseane Rockenbach, representantes do Ensino Fundamental; Nisci Chandelli Bock Cavalheiro, da rede estadual, e Cláudia Lermen, representando ACPMs e Conselhos Escolares.
As representantes foram escolhidas por indicação – cada escola escolheu uma representante – e ficam no cargo pelos próximos dois anos. Após o período, será repetido o processo de seleção dos novos membros do conselho.
SISTEMA MUNICIPAL
A posse do grupo marca a etapa final da implantação do Sistema Municipal de Ensino, criado pela Lei Municipal 2580/2017, publicada no último dia 14 de novembro. A novidade está na autonomia do município na política de Educação Básica, que agora pode administrar, fiscalizar, orientar e responder pelas ações das redes municipal e estadual de ensino de forma autônoma e sem depender mais do aval da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para a política local de ensino.
O novo Sistema integra Prefeitura, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Conselho Municipal de Educação. Sendo a Secretaria responsável pela elaboração de normas e autorização das ações do Conselho. Este, por sua vez, faz o trabalho de assessoria das escolas e participa da elaboração das normas do Plano Municipal de Educação. Segundo a secretária de Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, “agora é o município que se responsabiliza pela organização, fiscalização e elaboração de leis nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (Eja)”.
Com isso, a expectativa é de que o que demorava anos para ser resolvido, agora será muito mais simples e rápido. “É a educação de Bom Princípio sendo cuidada e administrada por profissionais da educação que conhecem a nossa realidade”, conclui Vanessa.