Diretoras participam de seminário sobre Educação Fiscal

Data de Publicação: 14 de dezembro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Na terça-feira (12) as diretoras das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, participaram de um seminário sobre educação fiscal, na sala de audiências da Câmara de Vereadores. Na ocasião, o secretário de Administração, Tiago Backes, junto com os fiscais Tatiane Finimundi e João Kirch falaram sobre a importância que a arrecadação de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem para o município.

A partir do Programa de Integração Tributária (Pit), o objetivo principal do programa é avaliar e incentivar as ações que o município promove para gerar o crescimento da arrecadação de ICMS para o Estado.

Assim, tanto palestras, quanto seminários sobre o tema ou mesmo a implantação de programa de Educação Fiscal, entre outras ações, geram pontos para o município junto à Secretaria de Fazenda do Estado. Essa pontuação, por sua vez, retorna à prefeitura na forma de recursos financeiros destinados a melhorias, revitalizações e aquisição de equipamentos para todas as áreas que necessitam de melhorias.

Assim, a Secretaria de Administração e Finanças, em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, criou o projeto Educação Fiscal: pequenas atitudes, grandes possibilidades. O objetivo principal é desenvolver atividades que incentivem o senso dos alunos. Segundo o secretário Tiago Backes “seria possível até alterar ‘costumes’ que de uma forma ou outra já estão inseridos na sociedade. Como é o caso de deixar de pedir a nota fiscal depois de uma compra, não solicitar o CPF na nota, e entender a importância e qual a destinação dos impostos que as pessoas pagam”.