Bom Princípio agora conta com programa de ouvidoria digital

Fonte: Prefeitura de Bom Princípio
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

A partir desta semana, a prefeitura disponibiliza um sistema de ouvidoria digital aos cidadãos. Trata-se do E-Ouvidoria, acessível no site da prefeitura pela janela e-Ouv Municípios – ou diretamente no link. Por ali, qualquer pessoa pode encaminhar seu pedido de informações, queixas e sugestões. O sistema é autoexplicativo, com formulários simples onde o usuário descreve o problema ou assunto e ainda pode escolher se quer ou não se identificar. Bom Princípio é 13º município do Estado e o segundo do vale do Caí a participar do programa e agregar o novo sistema ao seu site.

A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, a partir do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (ProForte). Segundo dados do próprio Ministério, “Para facilitar o contato com os órgãos do Poder Executivo Federal, a Controladoria Geral da União desenvolveu o sistema eletrônico (e-Ouv) para recebimento e análise de manifestações”. Funcionando de forma integrada, as centrais passam a analisar as informações e cobrar respostas e soluções às áreas responsáveis dos governos e entidades prestadoras de serviços. As pessoas que se identificarem nas manifestações devem receber uma resposta em até 20 dias – prazo que pode ser prorrogado por mais 10 dias se o órgão apresentar uma justificativa.