Atualização do Cadastro de Imóvel Rural começa hoje

Data de Publicação: 4 de dezembro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Nesta segunda-feira (4) tem início o prazo de regularização dos imóveis rurais. O cadastro pode ser feito via internet no site ou junto à Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) na prefeitura. Também poderão fazer a atualização nas Salas da Cidadania das Superintendências. Unidades Avanças e Salas de Cidadania Digital.

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Como comprovante do imóvel rural, o CCIR é necessário caso o proprietário for desmembrar, arrendar, hipotecar ou vender as terras.

Para a emissão do cadastro e regularização do comprovante é necessário que o imóvel já esteja cadastrado e regularizado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Além disso é preciso que o proprietário apresente o código do imóvel e o CPF ou o CNPJ do titular. O prazo de atualização vai até o final deste mês. A taxa do serviço cadastral pode ser paga ainda no próximo ano com o acréscimo de juros e multa.