Sábado foi de prevenção para mulheres em Bom Princípio

Data de Publicação: 30 de outubro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Prevenção foi a palavra de ordem no último sábado (dia 28), com a palestra do médico mastologista José Luís Pedrini, dentro da programação do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A movimentação ocorreu pela manhã, no Centro Municipal de Cultura e Eventos e foi dirigida a mulheres de todo o município. Na abertura do encontro, a secretária Lilian Juchem deu as boas-vindas ao palestrante e destacou as ações promovidas pela prefeitura, como o mutirão para amostras para exame de prevenção ao câncer de colo de útero (pré-câncer) nos postos de saúde e o esforço extra para zerar a fila por mamografias no município até o final do ano. Além disso, todas as mulheres no encontro ganharam um frasco de protetor solar fator 30, como ênfase também para a prevenção do câncer de pele.

Clique AQUI para ver as imagens do evento

No caso do pré-câncer, paralelo à palestra no Centro de Cultura, o sábado teve uma ação especial de coletas de amostras na unidade Básica de Saúde do Centro (UBS). O objetivo foi facilitar a vida das mulheres que estavam com dificuldades de ir aos postos durante a semana. “Estamos incentivando todas a se cuidarem e garantindo condições para que fiquem com a saúde em dia”, ressaltou Lilian.

“Sobre as mamografias, estamos agendando os exames de todas as mulheres que já haviam tido encaminhamento pelo médico e vamos fazer o mesmo já para os próximos pedidos que entrarem na Secretaria”, explica a coordenada a Atenção Básica de Saúde da Secretaria, Cristiane Wiederkehr. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Bom Princípio tem uma cota de 24 mamografias por mês, realizadas em Farroupilha. No entanto, a prefeitura vai pagar por exames extras, para dar conta das cerca de 150 requisições já encaminhadas. “E mais as que vierem em seguida. Por isso, é importante que quem ainda não procurou seu médico agende logo uma consulta.”

CUIDADOS E TRATAMENTOS

Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e um dos principais pesquisadores do País no setor, o médico José Luís Pedrini falou às bom principienses sobre a importância do autoexame de mamas uma vez por mês (logo depois da menstruação) e da consulta anual ao ginecologista, com a mamografia dos 40 aos 70 anos de idade. “A prevenção faz toda a diferença”, ressaltou Pedrini, que falou sobre dietas, exercícios e até o papel da espiritualidade da mulher para prevenir ou em caso de precisar de um tratamento.

“O câncer descoberto em seu estágio inicial tem mais de 90% de chances de cura e hoje em dia os próprios tratamentos avançaram muito”, enfatizou o médico. Ele citou várias técnicas de combate à doença e abordou também a legislação que garante às mulheres a cirurgia de reparação dos seios nos casos em que for necessária sua retirada (mastectomia). “Há um tratamento para cada tipo de perfil e muitas vezes não ocorre nem a perda de cabelo”, frisou.

VOLUNTÁRIAS

Pedrini estava acompanhado ainda das voluntárias Ivone Maria Bertotti Goetz e Dora Maria Dewes. Ambas de Alto Feliz, mas que integram o Grupo da Mama Conceição, que apoia mulheres que tiveram diagnóstico de câncer e são atendidas no Grupo Hospitalar Conceição – onde também trabalha o palestrante. As integrantes do grupo são mulheres que já passaram ou estão passando pelo tratamento e usam essa experiência para apoiar quem agora está passando por isso.

As duas falaram um pouco de sua experiência, desde o choque do diagnóstico e a importância de persistir no tratamento. Elas destacaram também a diferença que faz o apoio de alguém que conhece de perto esses sentimentos, como no caso delas quando outras voluntárias as receberam no Conceição.

A VEZ DOS HOMENS

No encerramento da programação do sábado, a secretária Lilian Juchem lembrou que o próximo mês será a vez dos homens, com a programação do Novembro Azul. O destaque será no dia 25 de novembro, também no Centro de Cultura. A palestra para os homens será com o urologista Ivanes Tomazoni, de Caxias do Sul. Ele vai falar sobre a prevenção ao câncer de próstata e haverá no dia coleta de sangue para exame de PSA.