Bom Princípio fez bonito na Mostratec Júnior 2017

Data de Publicação: 27 de outubro de 2017
Fotos: Camila Tempas / Castor Becker Júnior
Crédito: Camila Tempas / Castor Becker Júnior

Quatro trabalhos de estudantes bom-principienses foram premiados na Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo. A premiação ocorreu nessa quinta-feira (dia 26), nos pavilhões da Fenac, e um deles vai representar o município no Chile. Ao todo, participaram na feira oito trabalhos de escolas municipais e três de estaduais bom-principienses. Isso entre os 220 trabalhos da Mostraec Júnior (e mais 420 da Mostratec).

Entre as escolas municipais, as alunas Emily Mossman Raubach, Manuela Ledur e Polyana Maria John ganharam o 2º lugar da Categoria 1 (1º ao 3º ano) com o trabalho O que se esconde nessa casquinha?. Sob a orientação das professoras Elaine Lisboa e Simone Ost, as meninas do 1º ano da Escola Municipal São José, desenvolveram o projeto a partir das curiosidades sobre o ovo.

Outro destaque na mesma categoria foi Espere e pense antes de jogar fora, da Escola Municipal 12 de Maio. Isabel Backes Junges, Derick Steffen e Maria Alice Correa ganharam o 5º lugar, sob a orientação da professora Ana Beatriz Ledur Schmitz. O trio se inspirou em um teatro promovido no início do ano pela prefeitura, onde os atores usavam material reciclado nas roupas, para desenvolver o trabalho sobre reciclagem e coletar tampas plásticas e anéis de latas de alumínio.

ESTADUAIS

Entre as escolas estaduais, os alunos do oitavo ano da Escola Estadual Pio XII conquistou uma vaga para participar da 9ª Expo-Ciencias Latino-americana ESI AMLAT, no Chile. A feira vai ocorrer na cidade de Antofagasta, de 2 a 6 de julho de 2018. Para isso, os estudantes Leo John Chassot, Eduarda Fussieger e Hellen Yasmin Schneider Dresch, levaram o 2º lugar na categoria 3 (7º ao 9º ano) com o trabalho Depressiva Mente. Eles abordaram o tema depressão a partir de casos envolvendo pessoas conhecidas. Ao longo do trabalho, os alunos encontraram respostas sobre como identificar os tipos de depressão, quais as formas de prevenir entre outras dúvidas. Além disso, eles realizaram entrevistas e a partir delas criaram gráficos e um informativo sobre o assunto.

A outra turma premiada entre as escolas estaduais da Terra do Moranguinho também foi da Pio XII, com o trabalho Empreededorismo do bem, os alunos do 4º ano Caio Felipe Müller, Valentine Vitória Müller e Vitor Luan Krug – orientados pela professora Jennifer Bennemann, desenvolveram uma ação em prol da própria Pio XII. Durante a pesquisa, os pequenos participaram de palestras sobre empreendedorismo e avaliaram as formas de buscar recursos para a escola. A partir disso souberam arrecadar R$ 283 reais, utilizados na compra de brinquedos para a escola. E ainda prometem novas ações.