Bom Princípio será representado em evento de jogos no Paraná

Data de Publicação: 27 de outubro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Alunos do oitavo ano da Escola Municipal 12 de Maio, viajam na próxima quinta-feira (2) para a cidade de Curitiba, no Paraná onde participarão do III SBGames Kids e Teens dentro do evento maior SBGmaes 2017 – XVl Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Orientados e acompanhados das professoras Melissa Sana Zwirtes e Bruna Elisa Schuster, os estudantes vão apresentar jogos desenvolvidos por eles em uma feira organizada por professores e alunos parceiros do grupo de pesquisa da Unisinos e da PUC PR.
Segundo Melissa, a elaboração desses jogos passou por três etapas principais. A primeira foi a leitura de livros desenvolvida desde o 6º ano através da supervisão da professora. A segunda foi a elaboração de narrativas textuais a partir dessas leituras, o que, por último, foi a base para a criação de jogos digitais, de tabuleiro e de mesa. Dessa forma, Melissa sublinha que “é muito importante deixar claro que a diversão também pode e deve ser construída através do conhecimento e da leitura”.
O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina e acontece entre os dias 1º e 5 de novembro. Reunindo pessoas de vários estados e países, o evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), abrange assuntos como computação, indústria, artes, design e cultura. Além disso, o evento terá um Festival de Jogos, onde os alunos da 12 de maio apresentarão suas criações, a Mostra de Arte e os tutoriais.
Ao fim do Festival de Jogos, os estudantes vão participar de um desfile de cosplay – fantasias de personagens. Inclusive uma das alunas Camilly Lermen, conta, animada: “Já estamos fazendo as nossas fantasias”. A diretora da escola, Joice John Xavier diz sobre a importância dos alunos participarem desse evento: “eles se sentem valorizados. E nós, professores, vemos o quanto eles se dedicam para isso”.
O passeio de estudo será financiado com recursos da própria escola e com auxílio dos pais. Inclusive alguns pais acompanharão os filhos na viagem, o que a professora Melissa considera como “um incentivo a mais”.
Além disso, a professora Bruna conta que este é o segundo ano que o município é representado nesse evento, e além das apresentações dos alunos "eu vou apresentar um pôster sobre uma prática desenvolvida em Bom Prncípio de dois projetos que participaram da Mostra de Incentivo à Pesquisa há dois anos: O uso da tecnologia na educação e Da cultura ao turismo: o patrimônio de Bom Princípio".
Para saber mais informações sobre o evento acesse o link.