Próximo sábado terá mobilização pelo Outubro Rosa

Data de Publicação: 23 de outubro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

O próximo sábado será de mutirão de mulheres na prevenção ao câncer em Bom Princípio, dentro da programação do Outubro Rosa. A manhã terá palestra no Centro Municipal de Cultura e Eventos e, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, estarão sendo feitas coletas de amostras para exame de prevenção ao câncer de colo de útero (pré-câncer) e agendados exames de mamografia – para pacientes que já tiverem o encaminhamento médico.

No caso da palestra, a apresentação começará às 10 horas e estará a cargo do médico mastologista José Luís Pedrini, de Porto Alegre. Ele falará sobre a importância do autoexame dos seios, a importância do diagnóstico precoce e outras orientações de saúde, além de tirar dúvidas das mulheres.

EXAMES
Já as coletas para o pré-câncer no sábado devem ser agendadas antecipadamente na UBS do Centro. Na verdade, trata-se de um procedimento à disposição das mulheres em qualquer um dos postos de saúde do município. “Mas estaremos fazendo o atendimento nesse sábado para favorecer as mulheres que têm dificuldade de ir ao posto durante a semana”, ressalta a coordenada a Atenção Básica de Saúde da Secretaria, Cristiane Wiederkehr.

Quanto ao agendamento de mamografias, a ação terá um esforço redobrado da prefeitura para o atendimento de todas as solicitações. Conforme a secretária municipal de Saúde, Lilian Juchem, atualmente são cerca de 150 encaminhamentos, para os quais a prefeitura deve inclusive adquirir exames com recursos próprios. “Pelo SUS, a cota do município é de 24 mamografias por mês, feitas em Farroupilha. Nós vamos então pagar pela diferença, para que possamos zerar a fila até o final do ano”, ressalta.

NOVEMBRO
Após a ação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde já entrará no ritmo do Novembro Azul, onde o foco é o público masculino. Nesse caso, o auge será no dia 25 de novembro, também no Centro de Cultura. A palestras para os homens será com o urologista Ivanes Tomazoni, de Caxias do Sul. Ele vai falar sobre a prevenção ao câncer de próstata e haverá no dia coleta de sangue para exame de PSA.

Tanto para as mulheres quanto para os homens, a campanha da prefeitura conta também o reforço, durante os dois meses, nas dicas de prevenção repassadas pelo pessoal da Secretaria de Saúde. Em especial pelas agentes municipais de saúde.