Encontro debate a prevenção ao suicídio

Fonte: Prefeitura de Bom Princípio
Data de Publicação: 25 de setembro de 2017
Fotos: Camila Tempas / Castor Becker Júnior
Crédito: Camila Tempas / Castor Becker Júnior

Promoção da vida e prevenção do suicídio foi o tema de duas palestras ocorridas na manhã dessa segunda-feira (dia 25), no Centro Municipal de Cultura e Eventos. A promoção foi da ONG Baleia do Bem, em parceria com a Secretaria da Saúde e Assistência Social e a Secretaria da Educação, alusiva à Campanha do Mês Amarelo, de combate ao suicídio.

A movimentação começou ás 8h15, com a fala de boas-vindas do prefeito Fábio Persch, que ressaltou a importância de se tratar sobre esse assunto tão sério. Em seguida, a presidente da Baleia do Bem, Joice Seidl Dewes, falou sobre a ONG e os objetivos do evento, que teve a primeira etapa voltada para pessoal de Educação, agentes de saúde, conselheiros tutelares e comunidade em geral. Já a segunda parte teve como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes sociais.

As palestras ficaram a cargo do coordenador do Comitê de Combate ao Suicídio do Rio Grande do Sul, psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo, que falou principalmente sobre o comportamento suicida na adolescência. O médico também deu dicas e esclareceu dúvidas sobre como os profissionais devem agir sobre casos de jovens propensos ao suicídio. Para Rafael “não é à toa que o mês de setembro é denominado mês amarelo, de combate ao suicídio”, já que o índice de mortes pelo problema sempre aumenta neste mês.

ORIENTAÇÕES
Na palestra técnica, os profissionais foram orientados sobre como agir antes, durante e depois do tratamento de pessoas com intenções suicidas. Nesse momento, Rafael apresentou o aplicativo de celular (ADDS – Telessaúde RS) que apresenta perguntas e, conforme a resposta do paciente, já é possível gerar o diagnóstico e fazer o encaminhamento do mesmo.

“Perguntar e falar sobre esse assunto não aumenta o risco de suicídio. O maior problema é deixar de falar e, consequentemente, de procurar ajuda médica”, reforçou o psiquiatra. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Estado. A cada 40 segundos, alguém tira a própria vida.

ONG
Joice conta que a ideia de fundar a ONG Baleia do Bem veio em contraponto ao jogo da baleia azul, que havia ganho manchetes no primeiro semestre na imprensa mundial, como uma disputa clandestina da internet que instigava os jovens a cometerem suicídio. “Eu fiquei apavorada”, lembrou. “A partir daí começamos a falar com familiares e amigos e nasceu a Baleia do Bem”.
A entidade bom-principiense pretende atuar em todo o Estado, na promoção da vida e do bem-estar. “Somos formados por colaboradores. A ONG, como qualquer outra, não tem fins lucrativos e está de portas abertas para voluntários que queiram se juntar a causa”, sublinhou a psicóloga.