Comitiva alemã chega para a Festa do Moranguinho

Data de Publicação: 1 de setembro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A 17ª Festa Nacional do Moranguinho, que começa na próxima quinta-feira, contará mais uma vez com visitantes vindos da cidade coirmã de Bom Princípio, Klüsserath, na Alemanha. O grupo de 10 pessoas, liderado pelo ex-prefeito alemão Norbert Friedrich e por sua esposa Brigitta, conta ainda com a rainha da Festa do Vinho de Klüsserath, Nadja Thimm, que veio festejar com a rainha Taís Klering e as princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart o evento máximo dos bom-principienses.

Os alemães chegaram à Terra do Moranguinho na última segunda-feira (dia 28). Na terça pela manhã eles foram recebidos na prefeitura pelo prefeito Fábio Persch, pelo vice João Weschenfelder, o presidente da Câmara de Vereadores, Dárcio Schneider e outras autoridades, onde o brinde foi com vinho alemão em taças da Festa do Moranguinho.

Alemãses e brasileiros trocaram preentes e Fábio deu as boas-vindas à comitiva. Ele ressaltou a alegria da cidade receber mais uma vez a visita de pessoas de Klüsserath ainda mais para participar também da Festa do Moranguinho. O prefeito destacou ainda a amizade entre as duas cidades e disse esperar que todos se sentissem em casa em bom princípio.

Já Norbet fez um breve histórico do tratado de parceria entre as duas cidades que está completando oito anos. Ele destacou ainda uma característica interessante na relação com a cidade brasileira: apesar de Klüsserath ter parcerias também com cidades de outros países como a Holanda, nesse caso a relação é muito mais institucional, de prefeitura para prefeitura.

“Com Bom Princípio é diferente. Aqui nossa relação ocorre também com as pessoas, que passaram a se corresponder, conversam por internet e até se visitam. E é interessante como aqui a gente se sente em casa”, comentou o chefe da comitiva alemã.

Em seguida, o grupo foi recebido também na Câmara de Vereadores.

OITO ANOS DE PARCERIA

Klüsserath fica na margem do Rio Mosel, na região do Hunsrück. É a cidade de onde partiu o imigrante Guilherme Winter, que no século 19 fundou a colônia que deu origem a Bom Princípio. Tanto que Winterschneise (picada do Winter), antigo nome da colônia, é o nome pelo qual os alemães se acostumaram a se referir à sua coirmã brasileira. Desde Bom Princípio e Klüsserath se tornaram cidades irmãs, quase quatrocentas pessoas do lado brasileiro foram à cidade europeia e em torno de 90 alemães visitaram Bom Princípio.

Além disso, o tratado já rendeu, no lado brasileiro, cursos para o resgate da culinária alemã, com instrutores europeus, além de auxílio na formação em língua alemã na cidade brasileira, onde o ensino do idioma ocorre nas escolas e tem curso gratuito para adultos.

Norbert contou ainda que a cidade de Klüsserath deve receber nos próximos meses uma rua com o nome de Guilherme Winter (como já ocorre com a via principal de Bom Princípio). Além disso, os alemães tomaram a frente em iniciar os preparativos para comemorar os 10 anos da parceria, em 2019. “Uma comitiva de Klüsserath virá ao Brasil naquele ano e, em 2020, esperamos uma comitiva bom-principiense lá”, adiantou o ex-prefeito, que foi que assinou o tratado pelo lado europeu, em 2009.

Clique AQUI para ver a galeria de imagens da visita à prefeitura