Quatro alunos de Bom Princípio são ouro e de bronze na OBMEP

Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Quatro alunos de Bom Princípio são ouro e de bronze na OBMEP

Bom Princípio é novamente destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP), com uma medalha de ouro e três de bronze, todas de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 12 de Maio. Os quatro jovens participaram da disputa no ano passado, com outros mais de 18 milhões de estudantes de todo o País.

O resultado foi divulgado em maio e três deles, Gabriel Klein Kochhann, 13 anos; Guilherme Luan Schaurich, 12, e Lucas Baumgratz, 14, recebem neste sábado (dia 8) suas medalhas de bronze, em uma cerimônia que vai ocorrer às 10 horas, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Já o medalhista de ouro, Felipe Giehl, 13, receberá seu prêmio no Rio de Janeiro, em uma cerimônia com data e local a serem confirmados.

Criada em 2005, a OBMEP é uma competição que envolve estudantes de escolas públicas de todo o País. A promoção é do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do rio de Janeiro, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. O objetivo é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos em matemática em todo o Brasil.

SAFRA DE CAMPEÕES
“A prova estava fácil. O difícil é conseguir explicar porque gosto tanto de matemática” ressalta o mais novo campeão bom-principiense da OBMEP. Aluno do 8º ano, Felipe e deus colegas de escola fazem parte de uma “safra” de estudantes que têm marcado o município com o gosto pelo raciocínio lógico e têm garantido presença principalmente da 12 de Maio no pódio não só da OBMEP como de outras competições de matemática.

Lucas, por exemplo, atualmente estudante do 9º ano, já teve Menção Honrosa e um ouro na OBMEP, respectivamente, em 2014 e 2015. “Fácil nunca foi, mas foi tranquilo”, comenta sobre a prova nacional do ano passado, que está lhe dando o bronze. Ele também já teve dois ouros e uma prata na Olimpíada de Matemática do Colégio Sinodal – que todos os anos abrange escolas dos Vales do Sinos, Caí e Região Metropolitana. Mais do que isso, já gabaritou prova na competição regional.

Outro bronze da OBMEP que já gabaritou prova regional, Gabriel achou que a prova nacional “tinha algumas questões fáceis e outras difíceis”, mas fez todas. Na OBMEP ele também havia tido uma Menção Honrosa pela participação em 2015. Já o aluno do 7º ano Guilherme Schaurich também quer deixar mais marcas: “A prova do ano passado foi legal. Achei mais ou menos fácil, mas este ano vou de novo”.

DESAFIO PELA LÓGICA
Para a professora de matemática Jaqueline Menti, da 12 de Maio, o grande segredo está em fazer os alunos pegarem o gosto pelo raciocínio lógico. E, daí, é treino. “Os adolescentes me desafiam a ser melhor e eu desafio eles. Não dá para ter uma aula ‘morna’”, comenta, depois de ter sido mencionada por quase toda a turma como a grande responsável pelo gosto deles por matemática. “Mas matemática e português, por exemplo, andam juntos. Não dá para resolver um problema sem entender seu enunciado. Então, a lógica está em tudo”, completa.

OLIMPÍADA DO SINODAL
Aliás, sobre a Olimpíada de Matemática do Sinodal, dos 21 alunos bom-principiense premiados neste ano, dezenove são da 12 de Maio e dois são da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Santa Terezinha do Forromeco , da localidade de Santa Terezinha. Nesse caso, a competição foi em duplas e a entrega da premiação e divulgação do resultado final (a escola diz apenas na hora quem ganhou ouro, prata e bronze) será no dia 12 de julho, às 19 horas, no auditório do Colégio Sinodal Portão.

A Olimpíada do Sinodal é promovida nas duas unidades da instituição, em São Leopoldo e Portão e reuniu neste ano mais de mil estudantes das redes pública e privada da região.
Confira a lista dos bom-principienses classificados na prova do Sinodal

9º ANO
Ana Luiza Hünning e Eduarda Lermen – EMEF 12 de Maio